Pelo menos 41 blocos estão programados para desfilar neste fim de semana no Rio. O Monobloco, que completa 15 anos, deverá reunir 500 mil pessoas no domingo, segundo estimativa divulgada pela prefeitura. Com as obras de construção de linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Avenida Rio Branco, o desfile do Monobloco foi transferido para a Avenida Presidente Vargas, também no centro.
Estão previstos 23 blocos no sábado. No fim da manhã, o Quizomba seguirá da Rua Riachuelo até o Circo Voador, na Lapa (região central), com expectativa de receber 10 mil foliões. O bloco terá a cantora Roberta Sá como madrinha da bateria. Às 17h, a Banda Mulheres de Chico tocará em palco montado na praia do Leme, na zona sul. As organizadoras esperam 40 mil pessoas. Na apresentação, apenas músicas do compositor Chico Buarque. Amanhã deverão sair 18 blocos. O maior é o Monobloco, que deverá reunir mais uma vez uma multidão no centro. Será o primeiro desfile do grupo na Presidente Vargas. A concentração será às 8h na Praça da República. O grupo seguirá até a igreja da Candelária, no centro. A previsão de término é às 12h.
Fundado pelo compositor Pedro Luís e amigos músicos, o Monobloco programou homenagem aos 450 anos do Rio. Serão tocadas músicas de diversas épocas e gêneros, como “Rio 40 Graus”, “Cidade Maravilhosa” e “Do Leme ao Pontal” . A bateria, com 160 ritmistas, mistura samba, xote, maculelê, pop e rock. O repertório será de marchinhas, sambas e clássicos da MPB.