Economia

Após perder espaço, DM9 recorre a Nizan

Uma das principais agências do Grupo ABC está sob nova direção: embora sem cargo oficial, Nizan Guanaes assumiu na semana passada o dia a dia das operações da DM9DDB – que voltará a usar apenas o nome DM9. O presidente da agência, no entanto, continuará a ser Paulo Queiroz.

Embora a DM9 seja uma marca tradicional, com 300 funcionários e contas como Walmart, Johnson & Johnson e BRF, a empresa tem enfrentado desafios nos últimos tempos.

No ranking Kantar/Ibope de agências, a DM9 aparece na 24.ª posição, com investimento em mídia de R$ 1,14 bilhão entre janeiro e novembro de 2016; no fechamento do ano anterior, a companhia aparecia na 10.ª posição, com investimentos de R$ 2,46 bilhões.

Ao longo dos últimos 18 meses, a empresa perdeu contas importantes – como a C&A e Guaraná Antarctica – e reduziu a equipe. Foram mais de cem demissões desde o fim de 2015, incluindo 40 no mês passado.

Nizan, portanto, chega para reorganizar a casa e, segundo suas próprias palavras, para dar um “banho de cultura” na DM9, agência que ele já comandou no passado. Além disso, o nome do publicitário tem um inegável poder de atração de clientes.

Sobre os cortes, o publicitário afirmou que eles seguiram a lógica da fabricante de bebidas Ambev. “Seguimos a meritocracia. Infelizmente, nesse setor, corte de custos é igual a cortes de pessoas.”

Em relação aos seus planos para a agência, Nizan diz que chega para reforçar os pontos fortes da companhia. “A DM9 tem um foco muito claro em digital, em redes sociais e faz muito bem mídia programática”, exemplifica.

Talentos. Embora lembre que todos os cargos de direção na empresa seguirão os mesmos, o publicitário também quer reforçar o papel da DM9 como um celeiro de talentos. Ele lembra que, no passado, trouxe de outros Estados publicitários como Erh Ray e Sérgio Gordilho – hoje, ambos exercem cargos de direção na BETC e na Africa, respectivamente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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