Cidades

Guarulhos já registra quatro casos de leptospirose em 2015

O GuarulhosWeb tem percorrido bairros da cidade e encontrou diversos relatos de pessoas que moram em locais de descarte irregular de lixo e entulho. Bairros como o Jardim Primavera estão com problemas em seus córregos que causam enchentes que demoram dias para que a água escoe. 
 
Nos dois casos uma das maiores preocupações são os animais indesejados que aparecem e causam problema de saúde a população. Entre eles os roedores que entre diversas doenças podem transmitem a leptospirose. 
 
A leptospirose é uma infecção que pode ser transmitida através da urina do animal. Os casos acontecem principalmente no período de chuva, quando a urina do animal percorre por diversos locais e ao entrar em contato com a pele entra na corrente sanguínea e se dissemina. A bactéria causadora da leptospirose pode durar até seis meses ativa depois de o animal urinar.
 
Em Guarulhos desde o início do ano até o dia 18 de fevereiro foram registrados 15 casos suspeitos da doença, entre eles quatro casos foram confirmados. A Secretaria de Saúde da cidade alerta que as pessoas evitem o contato com as águas ou a lama em locais de alagamentos. 
 
O cidadão que teve a casa invadida pela enchente, após as águas baixarem, devem retirar a lama e desinfetar o local, sempre estando protegido com luvas, botas de borracha ou outro tipo de proteção para as pernas e braços – como sacos plásticos duplos.
 
Outro cuidado que a população precisa ter é lavar com água e sabão pisos, paredes, bancadas e objetos caseiros, desinfetando-os após, com água sanitária – Hipoclorito de Sódio a 2,5% – na proporção de 1 xícara de chá (200 ml) do produto para 1 balde de 20 litros de água. Umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando secar naturalmente.
 
Os alimentos e remédios que foram molhados nas situações de enchente ou pontos alagados da casa devem ser jogados fora. Se a caixa d'água foi invadida, não use essa água antes da desinfecção do reservatório.
 
A Secretária ainda afirmou que em 2014 as áreas mais afetadas na cidade, foram o Jardim Ponte Alta, Anita Garibaldi, Jardim Presidente Dutra e o Jardim Paraíso.
 
A faixa etária mais atingida é a de 20 a 49 anos que corresponde a 68% dos casos de leptospirose. Quanto ao sexo, a Secretária explica que os homens adoecem mais que as mulheres,  respondendo por 60% do total de casos.
 
Sintomas
 
Os principais sintomas da doença são febre alta, mal-estar, dores musculares – atente-se para dores principalmente na panturrilha – dores de cabeça e tórax, olhos avermelhados, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarréia, desidratação, manchas avermelhadas pelo corpo e meningite. 
 
Caso estes sintomas sejam notados é necessário que a pessoa procure imediatamente um médico. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais chances de evitar a evolução do quadro.
 

Posso ajudar?