Bolsonaro inaugura mandato de mudanças, diz Raquel em posse de novos procuradores

Rafael Moraes Moura e Leonencio Nossa - 11/01/2019 21:32


A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse nesta sexta-feira, 11, que o presidente Jair Bolsonaro "inaugura um mandato de mudanças" e "renova a esperança" de uma vida melhor para os brasileiros. Raquel participou da solenidade de posse de 16 novos procuradores da República, ao lado dos presidentes da República, Jair Bolsonaro, do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Dos 16 novos procuradores, apenas três são mulheres. Dentro da PGR, a presença de Bolsonaro na cerimônia foi vista como uma forma de criar pontes e buscar diálogo. Do lado da plateia, parte dos familiares dos novos procuradores aplaudiu Bolsonaro de pé e gritou "mito".

"Agradeço, por isso, sensibilizada e muito especialmente a Vossa Excelência, presidente Jair Bolsonaro, que recém-eleito inaugura um mandato de mudanças sob a égide da Constituição e renova a esperança dos brasileiros de que a vida cotidiana seja melhor para todos, calcada em valores constitucionais caros aos brasileiros", disse Raquel Dodge na solenidade.

"É a primeira vez que o presidente do Brasil, o presidente do Supremo Tribunal Federal e o presidente da Câmara dos Deputados comparecem a uma cerimônia de posse de procuradores da República. Esta presença inédita é um sinal grandiloquente de que a Casa é reconhecida de fato e verdadeiramente como instituição de promoção de justiça pelos Poderes da República, como quis a Constituição de 1988", observou a procuradora-geral da República.

Em abril do ano passado, Raquel Dodge denunciou Bolsonaro, então deputado federal, por racismo praticado contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs. A Primeira Turma do STF, no entanto, acabou rejeitando em setembro a acusação formal contra Bolsonaro por 3 a 2.

Corrupção

Em seu discurso, Raquel Dodge mencionou seis vezes a palavra "corrupção" e criticou a existência de "um sistema de privilégios" que tem dificultado o acesso a bens fundamentais.

"Temos a incumbência constitucional de zelar pela qualidade das políticas públicas e dos serviços de relevância pública. Zelamos pelo bem comum, o bem de todos, que não admite corrupção, nem dissimulação do ganho obtido ilicitamente, mas também não se compatibiliza com a omissão, a inércia e a ineficiência. Incumbe-nos também cobrar eficiência do gestor, para que o Estado cumpra o seu dever constitucional", discursou Raquel. O presidente da República não discursou na solenidade.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

PEC que destina emendas direto para Estados e municípios é publicada do DOU

O Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional nº 105, que autoriza a transferência dos recursos de emendas parlamentares diretamente para...

13/12/2019 08:02
PF impõe disciplina no uso de seus símbolos nas redes

A Polícia Federal (PF) decidiu disciplinar o uso de seus símbolos nas redes sociais. Por meio da Portaria 10.754, a Direção-Geral da corporação...

13/12/2019 07:54
Geotécnico diz que Vale sabia do excesso de água em barragem

Peter Robertson, especialista em Geotécnica, afirmou que a Vale tinha ciência do excesso do volume de água, um dos fatores que contribuiu para o...

13/12/2019 07:35

Últimas Notícias

Cidades

Diálogos em Rede aborda a educação integral na educação infantil

Conferências, relatos de experiências, roteiros socioambientais, entre outras atividades integraram a programação do...

13/12/2019 08:01

Policial

Jovem é encontrado morto em carro que caiu em córrego no Taboão

Após mais de três horas de operação, os Bombeiros e a Polícia Militar retiraram o carro que caiu no córrego...

12/12/2019 20:49

Cidades

Bilhete Único Escolar pode ser recarregado até o dia 15

O prazo para a recarga do Bilhete Único Escolar, com o benefício de 50% de desconto na tarifa, se encerra nesta sexta-feira, 13/12, na...

12/12/2019 18:57