Fábio Torres - Você prefere se reunir para um café ou para exercitar sua principal estratégia de marketing?

por Guarulhosweb - 15/03/2019 15:21

colun09 de Guarulhosweb
A palavra networking tem sido muito utilizada ultimamente. Empreendedores, profissionais liberais e empresários dos mais variados setores de atividade dizem que o fazem em qualquer lugar: no clube, nas reuniões de condomínio e até mesmo com os amigos do futebol. “Toda vez que encontro um grupo de pessoas, procuro interagir, falando o que faço e fazer relacionamento”, dizem.
 
Mas será que existe networking sem cultura de colaboração e metodologia? A resposta é não!
 
A intenção pode até ser a melhor possível, mas sem um mínimo de organização, o esperado networking vira apenas um bate papo de colegas ou bons amigos. Pior: um encontro no qual todos estão “caçando”, mas ninguém está disposto a ser a “caça”.
 
Para que o networking realmente funcione, é essencial existir cultura de colaboração e metodologia; organização; confiança entre as partes envolvidas. Só assim haverá o que eu chamo de “marketing de recomendação”. Afinal, você só indica alguém se confia nele, certo?
 
E o networking com método, que gera confiança e faz funcionar o marketing de recomendação pode se tornar a principal ferramenta de uma empresa. Principalmente se ela for a estratégia de um profissional liberal, micro, pequena ou média empresa. Senão, vejamos:
 
Você, pequeno empresário, tem caixa suficiente para contratar e manter uma equipe comercial minimamente numerosa e em condições de trazer novos e constantes clientes? Ou para contratar uma empresa de marketing e publicidade afim de dar visibilidade e desenvolver reputação? Ou, ainda, tempo para deixar o dia a dia do seu negócio e frequentar eventos sociais e empresariais para construir uma rede de relacionamentos frutífera para ele?
 
Tenho certeza de que você respondeu negativamente a uma ou mais dessas perguntas. E é exatamente por isso que organizações que possuam uma forte e verdadeira cultura de colaboração, e que utilizem o networking baseado em organização e método são a principal – senão a única – alternativa para você ter uma estratégia de marketing eficaz, que traga resultados e um fluxo contínuo de oportunidades de negócios para sua empresa.
 
Em um artigo anterior, eu já falei a respeito. Para mim, a fórmula é simples: cultura + método = resultado. O método é o trilho que sustenta a cultura de forma perene. E esse processo organizado ajuda a construir o senso da credibilidade e confiança entre as pessoas. É o que torna a cultura tangível, palpável, real.
 
Portanto, da próxima vez em que for responder sobre suas atividades de networking, pense se suas reuniões não têm sido apenas sociais e cafés com colegas e amigos. O café é sempre saboroso, mas o resultado financeiro da sua empresa pode ser muito mais.
 
Fábio Torres é diretor executivo da Regional Guarulhos do BNI

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também


Últimas Notícias

Policial

Prefeitura e forças policiais promovem Operação Guarulhos Mais Segura

Com o objetivo de integrar as forças de segurança da cidade, a Prefeitura de Guarulhos, por meio das secretarias de Assuntos para...

13/11/2019 20:41

Policial

Polícia prende suspeito por tráfico de drogas na Vila São Rafael

A Polícia Militar prendeu o suspeito F. O. S, nesta quarta-feira, 13/11, durante uma operação na Vila São Rafael, em...

13/11/2019 19:21

Cidades

Guarulhos sedia evento estadual para discutir tuberculose e HIV

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 13/11, no Adamastor Centro uma roda viva para discutir as coinfecções por tuberculose...

13/11/2019 18:07