Operação Cactus, da Polícia de Guarulhos, prende pistoleiros do Ceará

Katia Russões - 15/04/2019 17:20

Policiais civis de Guarulhos realizaram nesta segunda-feira, 15/04, a prisão de 10 pessoas que estavam foragidas do Estado do Ceará. O grupo, acusado por diversos crimes, é apontado também como sendo de pistoleiros. A Operação Cactus contou com a participação de 80 policiais, que cumpriram 15 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão em São Paulo e na Região Metropolitana. Até o fechamento da matéria, 10 pessoas foram detidas. 
 
Em entrevista coletiva, o delegado do 4ºDP, Fernando José Goes Santiago, responsável pelas investigações, contou que os trabalhos duraram quatro meses. Neste período os policiais identificaram um evento de vaquejada que acontecia em um sítio, na região do Pimentas. Os criminosos usavam o local para venda de entorpecentes. E faziam ameaças aos concorrentes que tentavam realizar eventos similares na região. 
 
O grupo chegou em São Paulo após a morte de dois policiais, o que desencadeou um cerco das forças de segurança do Estado do Ceará. Em São Paulo, receberam a proteção de uma facção criminosa. 
 
Em Guarulhos, o grupo passou a realizar as vaquejadas e é apontado como responsável por pelo menos um crime de homicídio na cidade. “Chamou a atenção que alguns indivíduos tinham um determinado sobrenome e eram envolvidos em crimes de pistolagem em suas cidades de origem”, explicou o delegado. O grupo era conhecido no Ceará como Filhos do Senhorzinho Diógenes. 
 
Na operação desta segunda, a polícia apreendeu um fuzil AK47, uma pistola israelense, uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38 e um 32, além de, maconha e cocaína, que estavam embaladas para venda. Duas pessoas foram detidas. As prisões aconteceram em Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Paulo. 
 
Conheça o perfil de alguns dos detidos da Operação Cactus
Josivan Reginaldo de Monte
É conhecido como “Galego dos Colchões”. Para a polícia, ele seria o pistoleiro responsável pela morte do policial militar Carlos Herbenio, no início de 2016, no Ceará. Em 2018, foi abordado pela polícia com drogas e uma espingarda calibre 12. Seria responsável ainda pela morte de um rival. 
 
Jozito Maia Diógenes
Conhecido como “Diógenes”. Possui passagens por associação criminosa no Estado do Ceará. Segundo a polícia, o acusado teria envolvimento direto com o tráfico de drogas. Os indícios apontam que ele outro pistoleiro do grupo. Em seu perfil nas redes sociais costuma exibir armas. É praticante de tiro real e virtual. 
 
Antonio Cezar Marino Ferreira Diógenes
Conhecido como Cezar. Não possui passagem, apesar dos indícios de participação em ações da facção criminosa. É apontado como traficante de drogas. Seria proprietário de um terreno, onde funciona um bar na frente e uma plantação atrás, o local seria usado para o armazenamento da droga. 
 
Antônio Charles Barreto 
Conhecido como “Charlim”. Segundo a polícia seria um dos mais perigoso do grupo. O motivo seria os diversos crimes de homicídios cometido no Vale do Jaquaribe, no Estado do Ceará. Teria participação na morte do Subtenente Carlos Herbenio e Soldado Hudson Danilo, a ação aconteceu após a morte de um dos integrantes do grupo. Segundo a polícia, se mudou para Guarulhos após cometer um homicídio em um bar, em Jaquatima. Na ocasião, uma mulher e uma criança foram baleadas. No município recebia o apoio da facção criminosa. Ele foi detido com documentos falsos.
 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Visitante leva maconha escondida em linguiça e é presa em penitenciária de Guarulhos

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que, no último final de semana, nos dias 19 e 20 de outubro,...

21/10/2019 15:57
Carro pega fogo na madrugada de domingo, em rua do Macedo

Um veículo modelo Fiat/Fiorino pegou fogo na noite deste domingo, 20/10, na rua Consul Orestes Corrêa, no bairro Macedo. O Corpo de...

21/10/2019 15:07
Dupla morre em confronto com a polícia na região do Itaim

Ednilson Vitorino de Souza, de 35 anos, e um homem ainda não identificado morreram na noite deste sábado, 19/10. A dupla é...

21/10/2019 13:36

Últimas Notícias

Cidades

Funcionário da Proguaru garante vaga em campeonato de boxe amador

Mais um funcionário da Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) tem se destacado fora de suas funções...

21/10/2019 18:09

Cidades

Terceira Semana Lixo Zero realiza maratona e piquenique sustentável

Aberta oficialmente na última sexta-feira (18), a 3ª. Semana Lixo Zero Guarulhos agitou o final de semana na cidade com...

21/10/2019 17:33

Cidades

Prefeitura inicia obras em estacionamento no Hospital Pimentas-Bonsucesso

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A), iniciou as obras de pavimentação do...

21/10/2019 17:01