TELMA CARDIA - Incessantes esforços para resgatar a dignidade do trabalhador

por Guarulhosweb - 01/05/2019 09:29

colun09 de Guarulhosweb
No momento em que o Brasil tenta se recuperar ou encontrar novos caminhos para enfrentar uma crise econômica que se arrasta há anos, comprometendo diretamente o mercado de trabalho, com taxas de desemprego em níveis muito longe dos aceitáveis, é fundamental que o gestor público busque oferecer alternativas para garantir ao cidadão as condições mínimas de dignidade. Isso passa diretamente pela possibilidade dele ser um provedor de seus próprios sustentos e de sua família.
 
Desta forma, em Guarulhos, a Secretaria Municipal do Trabalho empenha todos os esforços possíveis para apresentar os melhores resultados e diminuir os números do desemprego. Seguindo as diretrizes que norteiam as atividades da Pasta, toda ação é pensada em prol das pessoas que mais precisam de auxílio para conseguir a tão sonhada inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento de iniciativas de geração de renda, sejam elas individuais ou coletivas.
O Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (CIET), agência pública de empregos da Prefeitura de Guarulhos, órgão responsável por realizar a intermediação entre os candidatos e os empregadores, conseguiu - nos últimos dois anos - encaminhar cerca de 44 mil pessoas para entrevistas de empregos e processos seletivos em empresas parceiras do município.
 
Para que o número de pessoas empregadas na cidade cresça, é fundamental também que elas estejam devidamente qualificadas e - de preferência - atendendo às reais necessidades da economia local. Por esse motivo, a Prefeitura não poupa esforços ao oferecer cursos oferecidos gratuitamente nas mais diversas áreas de atuação, que vão de manicure a carpinteiro de telhados, entre outras qualificações específicas. Desde 2017, mais de quatro mil pessoas se formaram e receberam seus certificados pelos cursos.
 
Em paralelo, há programas como a Feira da Economia Solidária, que incentiva os artesãos guarulhenses a produzir e comercializar seus produtos em diversos pontos na cidade. Desta forma, famílias inteiras têm condições de se colocar no mercado de trabalho, gerando renda e recuperando a dignidade. Com esse viés, escutando a população, pensando em políticas públicas de qualidade e criando meios para a reinserção destas pessoas no mercado formal, a Prefeitura trabalha incansavelmente para dar ao guarulhense o que ele merece.
 
Telma Cardia é secretária municipal do Trabalho de Guarulhos
 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também


Últimas Notícias

Economia

Anistia de juros e multas é aprovada por contribuintes

Os munícipes já estão aproveitando os diversos descontos do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) em juros e multas de...

20/09/2019 14:07

Cidades

Esap recebe inscrições para o curso Introdução à Gestão Pública

A Escola Municipal de Administração Pública de Guarulhos (Esap) recebe até o próximo dia 30 as...

20/09/2019 13:00

Cidades

Prazo de rematrícula dos alunos da rede estadual é prorrogado para 27 de setembro

Foi prorrogado para o dia 27 de setembro o prazo de rematrícula para os alunos da rede estadual de São Paulo. Os responsáveis que...

20/09/2019 12:00