Conheça as profissões relacionadas ao meio ambiente que ajudam a melhorar o mundo

Agência Educa Mais Brasil / Foto: Angelino de Jesus - 06/06/2019 10:11

educa01 de Guarulhosweb
Celebrado anualmente em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como premissa nos alertar que os recursos naturais indispensáveis para a nossa sobrevivência não são inesgotáveis. Além disso, a data reforça o entendimento de que seja nas pequenas atitudes, como não jogar lixo nas ruas, ou agindo como fiscalizadores, cobrando dos órgãos públicos o controle de grandes organizações o cuidado com a natureza, podemos construir um futuro mais saudável para a nossa “casa”.
 
Há quem decida ainda dedicar um tempo maior para isso, estudando e trabalhando diariamente para a proteção do meio ambiente. Como a Erica Rusch, advogada Mestre em Direito Econômico com ênfase em Direito Ambiental pela UFBA e pós-graduada em Direito Ambiental pela PUC-SP, que há mais de uma década dedica-se ao universo das leis ambientais.
 
“Dez anos atrás eram poucos os profissionais atuando ou dedicando-se aos estudos da área. A demanda por orientação, assim como hoje, era crescente. Então, eu vi como uma oportunidade e, também, pela própria afinidade que tenho com atuação coletiva, a proteção ambiental”, explica a profissional que hoje representa um dos poucos escritórios de advocacia focados em Direito Ambiental da Bahia. 
 
O mercado é crescente e quem desejar seguir por essa área precisa de muito estudo, além de olhar para outras ciências como Biologia, Geologia, Ecologia entre outras. “Acredito que o número de profissionais é pouco, considerando a demanda existente. A própria preocupação com a questão ambiental vem aumentando, a sociedade cobra mais dos agentes poluentes. Tudo isso gera uma demanda maior de atenção para esse setor”, explica.
 
Profissões que ajudam a cuidar do meio ambiente
Se você sonha em trabalhar no segmento, existem algumas opções de graduação. No site do Educa Mais Brasil, instituição que trabalha há mais de 15 anos com a inclusão educacional no Brasil, é possível encontrar mais opções de cursos com a possibilidade de estudar com bolsas de estudo.
 
Geologia
O geólogo atua na investigação de como as forças da natureza agem sobre o planeta e quais são os seus efeitos, como por exemplo, a erosão e desertificação. Esse profissional encontra atuação em grandes obras que afetam a infraestrutura das cidades, como hidrelétricas, barragens, linhas de metrô, túneis, pontes e viadutos. É o geólogo quem faz a análise do solo, para melhor elaborar o estudo do impacto ambiental que será causado pelas modificações. Em resumo, a Geologia é a ciência que estuda a Terra.
 
Engenharia Ambiental
O curso de Engenharia Ambiental aborda o desenvolvimento sustentável, questão amplamente valorizada nos dias de hoje. Durante o curso, os estudos integram as dimensões sociais, ecológicas, econômicas e tecnológicas onde os alunos desenvolvem técnicas de preservação do ar, solo e água, e soluções para problemas recorrentes, cuidando para respeitar os limites da exploração do meio ambiente.
 
Gestão Ambiental
É responsabilidade do Gestor Ambiental ter conhecimento técnico na área, estudar e orientar sobre o uso de métodos menos agressivos ao meio ambiente e saber se comunicar com eficiência. Isto é necessário porque é preciso lidar com consumidores, ambientalistas e empreendedores. A Gestão Ambiental busca compreender a relação entre o homem e o meio ambiente, com forte atuação no presente e no futuro. 
 
Biologia
O curso de Ciências Biológicas forma biólogos que estudam todas as formas de vida, sejam elas macroscópicas ou microscópicas, bem como os ecossistemas como um todo: animais, plantas, fungos, bactérias. Além disso, estes profissionais são responsáveis por pesquisar o funcionamento dos organismos, sua origem, evolução e estrutura.
 
Saneamento Ambiental
De acordo com o MEC, o curso superior de tecnologia dura 1,6 mil horas e habilita o profissional a lidar com instalação e operação de sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de efluentes domésticos, industriais e agrícolas. O tecnólogo em saneamento ambiental também está apto a monitorar sistemas de drenagem urbana ou rural, acompanhar campanhas educativas e emitir pareceres técnicos. Para atuar nesta área, é necessário obter a graduação em Saneamento Ambiental.
 
Gestão Ambiental
O tecnólogo em Gestão Ambiental pode atuar em equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental, além de estar apto a participar da elaboração de políticas e programas de educação ou de monitoramento da qualidade do meio ambiente. O profissional pode atuar em empresas de planejamento e desenvolvimento de projetos, assessoria técnica e consultoria, organizações não-governamentais (ONG), órgãos públicos, institutos e centros de pesquisa, instituições de ensino, empresas rurais e empresas em geral das áreas de indústria, comércio e serviços.
 
 
 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Conheça a importância do profissional veterinário na história da sobrevivência do cachorrinho Cartucho

De a acordo com os números levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e atualizados pelo Instituto Pet...

10/09/2019 16:25
Nunca é tarde para aprender a ler e a escrever

No Dia Mundial da Alfabetização, comemorado neste domingo, 8/09, nos deparamos com um dado preocupante: o Brasil ainda tem 11,3...

09/09/2019 11:10
Gabaritos do Encceja 2019 já podem ser conferidos pelos candidatos

Os gabaritos oficiais da edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos...

05/09/2019 10:03
Participantes da Olímpiada de Matemática já podem conferir local das provas

Aproximadamente, um milhão de estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil já podem consultar o local em que...

04/09/2019 09:04

Últimas Notícias

Policial

GCM de Guarulhos começa a treinar guardas de Itapeva

A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Inspetoria de Patrulhamento Tático (Romu), iniciou nesta segunda-feira, 16/08, o treinamento por um...

16/09/2019 18:32

Cidades

CEU Ponte Alta promove ações de prevenção ao suicídio

Em virtude do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, entre os dias 16 e 20 de setembro o CEU Ponte Alta, em...

16/09/2019 18:08

Cidades

15º edição do Você na Prefeitura será neste sábado no CEU Parque São Miguel

O Você na Prefeitura, programa de atendimento à população no qual os cidadãos podem levar dúvidas,...

16/09/2019 17:45

Esportes

Benvindo vence o Laroma em sua estreia na Taça GRU de Futebol Amador

A primeira impressão é a que fica. Este antigo ditado deixou os torcedores do Benvindo com a convicção de que o time pode...

16/09/2019 17:21