Estados têm exigências para apoiar reforma

Eduardo Rodrigues, Mariana Haubert e Idiana Tomazelli - 12/06/2019 07:01


Pressionados a angariar votos favoráveis à reforma da Previdência, sob pena de exclusão dos Estados da proposta, 25 governadores condicionaram o apoio à proposta à exclusão de quatro pontos e à modificação de outros dois itens do texto encaminhado pelo governo Jair Bolsonaro ao Congresso. Segundo eles, o relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), acenou que vai acatar os pedidos. A retirada desses pontos reduziria a economia com a reforma em, pelo menos, R$ 127,2 bilhões em dez anos.

Entre as reivindicações estão a retirada dos pontos que alteram regras do benefício assistencial pago a idosos de baixa renda (BPC) e da aposentadoria rural. Também deve ficar de fora do relatório o trecho da proposta que permite que regras da Previdência, como o reajuste dos benefícios, sejam alteradas por lei complementar (a chamada desconstitucionalização) e a criação do regime de capitalização, segundo o qual novos trabalhadores contribuirão para uma conta individual, que bancará os benefícios no futuro.

A reunião deixou uma impressão favorável entre os governadores sobre as chances de apoio do relator e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à manutenção dos Estados na reforma, apesar da resistência de parlamentares que não querem assumir o desgaste político no lugar de governadores e deputados estaduais.

"Tivemos avanços, conseguimos retirar o bode da sala. Pela primeira vez, houve a disposição firme de se retirar do relatório as alterações nas regras do BPC, as mudanças para aposentadorias rurais, o sistema de capitalização e a desconstitucionalização de parâmetros da Previdência", afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), após reunião do Fórum dos Governadores, em Brasília.

Dias calcula que hoje é possível ter até seis votos de uma bancada de dez deputados. Com mudanças, será possível ampliar o número de apoiadores da reforma em outros três votos, prevê. "Isso acontecendo em vários Estados é que garante o número necessário", afirmou.

Outros governadores do Nordeste, que preferem falar em condição de anonimato, calculam que podem convencer ao menos dois terços de suas bancadas a votar a favor da reforma. O governo precisa do apoio de 308 deputados e 49 senadores em dois turnos de votação para que a reforma seja aprovada.

Sensível. Um dos principais defensores da proposta e integrante do mesmo partido do relator, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também disse que Moreira está sensível aos pedidos dos governadores.

Os governadores querem ainda mudanças nas regras para polícias militares e o magistério, incluindo o debate sobre a idade de aposentadoria das professoras. O governo propôs idades mínimas iguais de 60 anos para professores e professoras.

No caso dos militares, os Estados reclamam que a vinculação das regras dos policiais às das Forças Armadas resultará numa cobrança de alíquota previdenciária sobre os salários dos militares menor que a atual.

Além dos governadores, participaram da reunião Maia, o relator, Moreira, e o presidente da Comissão Especial da reforma, Marcelo Ramos (PL-AM).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Infraero: venda de fatia em 4 aeroportos deve ocorrer em 2020

A Infraero espera poder executar a venda de sua participação nos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF) e Confins (MG) a partir do...

16/09/2019 18:45
Juros fecham em queda firme à espera de decisões sobre juros na semana

A disparada dos preços do petróleo e os possíveis impactos para a inflação não foram capazes de impedir um alívio na curva de juros, com as taxas...

16/09/2019 18:28
Amparado por papéis da Petrobras, Ibovespa fecha em alta de 0,17%

A disparada das ações da Petrobras, na esteira da valorização de dois dígitos dos preços do petróleo, impediu que o Ibovespa fosse tragado pelo...

16/09/2019 18:21
Dólar fecha perto da estabilidade, apesar de disparada do petróleo

Depois de bater em R$ 4,10 pela manhã desta segunda-feira, o dólar teve uma tarde relativamente tranquila, oscilando perto da estabilidade mesmo com o...

16/09/2019 18:16

Últimas Notícias

Policial

GCM de Guarulhos começa a treinar guardas de Itapeva

A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Inspetoria de Patrulhamento Tático (Romu), iniciou nesta segunda-feira, 16/08, o treinamento por um...

16/09/2019 18:32

Cidades

CEU Ponte Alta promove ações de prevenção ao suicídio

Em virtude do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, entre os dias 16 e 20 de setembro o CEU Ponte Alta, em...

16/09/2019 18:08

Cidades

15º edição do Você na Prefeitura será neste sábado no CEU Parque São Miguel

O Você na Prefeitura, programa de atendimento à população no qual os cidadãos podem levar dúvidas,...

16/09/2019 17:45

Esportes

Benvindo vence o Laroma em sua estreia na Taça GRU de Futebol Amador

A primeira impressão é a que fica. Este antigo ditado deixou os torcedores do Benvindo com a convicção de que o time pode...

16/09/2019 17:21