Quinta Feira, 04 de Junho de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Comando de policiamento em Guarulhos tem troca de coronéis

Por Redação GuarulhosWeb

12 de Julho de 2019

O Comando de Policiamento de Área Metropolitano 7 (CPA/M-7), que abrange oito municípios incluindo Guarulhos, realizou nesta sexta-feira, 12/07, a passagem de comando. Deixou o cargo a coronel Flávia de Paula Santos e assumiu o também coronel Marco Antônio Oliveira.
 
No total, o CPA/M-7 conta com 1.906 policiais divididos em quatro batalhões, que realizam a segurança dos municípios de Guarulhos, Franco da Rocha, Mairiporã, Cajamar, Francisco Morato, Caieiras, Santa Isabel e Arujá.
 
Na cerimônia, o novo comandante agradeceu o apoio da família e de seus colegas de profissão. Há 27 anos na Polícia Militar, Marco Antônio já esteve à frente de batalhões na cidade, como o 15º BPM/M e o 31º BPM/M, e agora recebe o desafio de manter a redução dos índices de criminalidade, alcançados nos 2 anos do último comando.
 
“O sonho, desde que fui indicado como aspirante, em 1992, era atingir o mais alto posto da corporação que é o de coronel. Substituir a coronel Flávia é um desafio, porque ela é muito competente e o CPA/M7 como um todo está atingindo há dois anos a redução dos indicadores criminais, que são metas trimestrais estipuladas pela Secretaria de Segurança Pública”, afirmou.
 
Flávia, por sua vez, deixa o CPA/M-7 e passa a comandar o Policiamento Ambiental, que abrange todo o Estado de São Paulo. “Só colhi bons resultados à frente do CPA/M7. Nós tivemos baixa nos indicadores criminais e conseguimos realizar diversas operações. Nosso efetivo é bastante empenhado e comprometido nos oito municípios e eu fui extremamente feliz, não só pelo resultado, mas pelas parcerias que tivemos”, apontou.
 
Sobre o novo desafio à frente do Policiamento Ambiental, a comandante afirmou que a preservação é seu compromisso. “Quando preservamos o meio ambiente, não preservamos para o momento e sim para o futuro. Então, tudo o que fazemos agora, temos a expectativa no futuro e esse é nosso compromisso”, explicou.
 
Sobre o novo comandante
O coronel Marco Antônio Oliveira ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco e foi declarado aspirante no dia 15 de agosto de 1992. Passou pelo 25º BPM/M, onde exerceu funções de Comando de Força Patrulha, foi transferido em 1994 para o 14º BPM/M e, em 1996, foi para o 1º BPChq, onde permaneceu até 2006.
 
Em 2007 foi transferido para a região do Comando de Patrulhamento de Área Metropolitano 3 (CPA/M-3), onde exerceu suas funções até 2011. No mesmo ano ficou à frente da Coordenadoria Operacional da PM.
 
Em 2012, iniciou seus trabalhos no CPA/M-7, onde exerceu as funções de Comandante de Cia FT, oficial P/3, Coordenador Operacional, Chefe da Divisão Operacional do CPA/M-7, Cmt do 31º BPM/M e Cmt do 15º BPM/M. Até ser promovido, em 10 de maio deste ano, ao posto de Coronel PM, sendo designado para assumir o CPA/M-7.
 
Marco Antônio é bacharel em Direito, possui pós-graduação em Gestão de Projetos e concluiu o doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Além disso, participou de diversos cursos de especialização para oficiais: Tiro Defensivo na Preservação da Vida “Método Giraldi”, Policiamento em Praças Desportivas, Técnicas de Ensino, Força Tática, Polícia Judiciária Militar e Técnicas Básicas de Utilização de Equipamentos Não Letais e Defesa Pessoal.
 
Conquistou a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau, Medalha Centenário do 1º BPChq e Medalha Duque de Caxias.