Beatriz Gerenutti - Aproveite o restinho das férias e cuide da saúde bucal das crianças

por Guarulhosweb - 24/07/2019 14:29

colun09 de Guarulhosweb
Escola, aulas de idiomas, atividades físicas e várias outras preenchem a rotina diária dos pequenos. Por isso nada melhor do que o período de férias escolares para fazer o check-up odontológico dos seus filhos.
 
Você sabia que 30% das crianças com idade entre um ano e meio a três têm lesões de cárie? E que visitas periódicas ao odontopediatra podem reduzir significativamente estes números?
 
Nas consultas de check-up é realizada uma avaliação, orientação da escovação e uso do fio dental; exame para diagnosticar presença cáries, e se há dentes com defeito de formação HMI (Hipomineralizacão de Molares e Incisivos). Esta alteração pode matar os ameloblastos, que são as células que formam o esmalte do dente. Dessa forma o dente pode apresentar defeitos em sua formação, o que favorece o aparecimento de cáries severas e até perda do dente.
 
Na consulta de check-up também será avaliada a face da criança, como problemas de mordida que devem ser tratados precocemente.
 
Aproveitamos o momento da consulta para reforçar:
 
- Escove os dentes após o café da manhã. Se não tomar, escove assim que acordar.
- Frutas e castanhas são uma excelente escolha para levar na lancheira da escola.
- Almoço: evite sucos e refrigerantes. Deixe-os para aquele dia especial.
- Se a criança tem o hábito de comer doces, dê como sobremesa. Evite os alimentos que contenham cálcio na sua composição.
- Tudo que tem farinha e/ou açúcares provoca cáries. Comeu esse tipo de alimento, escove os dentes.  
- Ninguém vai ficar escovando os dentes o dia todo não é mesmo? Então planeje o horário das refeições e coloque os alimentos mais “perigosos” próximos ao momento da escovação.
- Jantar: evite sucos, refrigerantes e sobremesas no jantar. Nada de ficar beliscando guloseimas à noite.
- Logo após o jantar, pais devem o passar fio dental e fazer a escovação dos dentes da criança. Oriente: depois disso só pode tomar água. Se comer outra coisa terá que escovar os dentes novamente.
- Nada de leitinho antes de dormir. Se for na mamadeira, pior ainda.
- Se livre das mamadeiras e copos de bico o quanto antes. De preferência aos copos com canudos e não deixe a criança adormecer mamando.
- Lembre-se: a boca deve estar limpinha para dormir e não cheia de leite, pois ele vai fermentar durante a noite e pode provocar a cárie de mamadeira.
- Aproveite a consulta para pedir ajuda na remoção dos hábitos: chupeta, dedo, mamadeira, etc.
 
Prevenir é sempre melhor e mais barato do que tratar não é mesmo? Marque uma consulta com o odontopediatra e deixe as férias seguras e ainda mais divertidas.
 
Beatriz Gerenutti é especialista em odontopediatria pela APCD e docente do curso de especialização em odontopediatria e atendimento odontológico para bebês Fundecto/USP

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também


Últimas Notícias

Carro Express

Na linha 2020, Stepway ganha status de modelo da Renault; câmbio CVT é boa surpresa

Até então versão do Sandero, o Stepway ganhou na linha 2020 status de modelo independente entre os veículos da Renault...

07/12/2019 17:19

Cidades

Empresário destaca recente evolução da cidade e sinergia com a academia

É impossível falar sobre ensino voltado à inovação e tecnologia em Guarulhos sem citar o Colégio e Centro...

07/12/2019 17:15

Cidades

Família procura por jovem de 16 anos desaparecida na Vila Silveira

A estudante Giovanna Sousa Gomes, de 16 anos, está desparecida desde a manhã desta sexta-feira, 06/12, quando foi ao Colégio...

07/12/2019 13:45