Bolsonaro: não quero romper unilateralmente (caso Fernández ganhe eleição)

Julia Lindner - 12/08/2019 19:29


O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não quer romper unilateralmente com a Argentina caso Alberto Fernández ganhe a eleição, mas voltou a fazer críticas ao cabeça da chapa na qual a ex-presidente Cristina Kirchner é vice. Bolsonaro disse que Fernández já deu "sinais" de que pode rever a participação da Argentina no Mercosul e a relação entre os países deve ser "conflituosa" se ele for eleito.

"A gente vai ver como é que fica a situação. Ninguém quer... eu não quero romper unilateralmente, mas ele mesmo, o candidato cujo partido ganhou as prévias, falou que quer rever o Mercosul. Esse é o primeiro sinalizador de que vai ser uma situação bastante conflituosa", disse Bolsonaro após chegar ao Palácio da Alvorada. O presidente falou com jornalistas ao retornar do Rio Grande do Sul.

"Se eu não me engano, ele (Fernández) esteve em Curitiba visitando o (ex-presidente) Lula também. Quer dizer, (ele) está dando sinalizações mais do que precisas, concretas, de que não quer se alinhar com aquilo que no momento nos alinhamos com Macri, com Maríto (Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai) e com o presidente do Uruguai", avaliou Bolsonaro.

Os mais de 15 pontos de vantagem obtidos por Fernández sobre o presidente Mauricio Macri na eleição primária da Argentina, no último final de semana, o colocaram em vantagem expressiva até a votação geral em outubro.

Questionado se pretende "ajudar" Macri de alguma forma, Bolsonaro respondeu que não se trata disso. "Não é ajudar o Macri ou não ajudar. Você pode ver, o próprio dólar, acho que subiu 10% se não me engano. Os juros também foram lá para cima. O sinalizador está ai. Em um país com esses números a tendência é o quê? Se transformar em uma nova Venezuela. E nós não queremos o mal para nossos irmãos aqui no Sul", declarou.

Ele reforçou que "mais do que nunca o Brasil quer integração e prosperidade com a Argentina". "Se realmente for essa política de Cristina Kirchner, mesmo como vice (na chapa de Fernández), ligada ao Foro de São Paulo, ligada a (Hugo) Chávez no passado, a (Nicolás) Maduro, a Fidel Castro que se foi, ligado ao que há de pior aqui na América Latina, a tendência é desgraça e caos."

Bolsonaro voltou a dizer que a eventual eleição da chapa de Fernández e Kirchner poderia levar a um "problema de entrada de argentinos no Brasil como vem acontecendo na Venezuela".

Em julho, Fernández visitou Lula na prisão e disse que a prisão do ex-presidente "é uma mancha para o Brasil". O candidato também não descartou revisar o acordo assinado entre o Mercosul e a União Europeia.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

EUA e Irã entram em acordo para troca de prisioneiros

Os governos dos Estados Unidos e do Irã entraram em acordo neste sábado para uma troca de prisioneiros que levou a libertação do pesquisador...

07/12/2019 11:57
Negociações com EUA e Canadá prosseguem em Washington, diz Seade

O subsecretário de Relações Exteriores do México para a América do Norte, Jesús Seade, afirmou na noite de ontem que um novo acordo comercial com os...

07/12/2019 10:10
China/PBOC: Reservas internacionais tem queda de US$ 9,6 bi em novembro

As reservas internacionais da China caíram mais que o esperado em novembro, resultado de um dólar mais forte em relação ao yuan, segundo dados...

07/12/2019 08:41

Últimas Notícias

Carro Express

Na linha 2020, Stepway ganha status de modelo da Renault; câmbio CVT é boa surpresa

Até então versão do Sandero, o Stepway ganhou na linha 2020 status de modelo independente entre os veículos da Renault...

07/12/2019 17:19

Cidades

Empresário destaca recente evolução da cidade e sinergia com a academia

É impossível falar sobre ensino voltado à inovação e tecnologia em Guarulhos sem citar o Colégio e Centro...

07/12/2019 17:15

Cidades

Família procura por jovem de 16 anos desaparecida na Vila Silveira

A estudante Giovanna Sousa Gomes, de 16 anos, está desparecida desde a manhã desta sexta-feira, 06/12, quando foi ao Colégio...

07/12/2019 13:45