Bolsonaro e Fernández serão obrigados a conviver um com o outro, diz Labaqui

Luiz Raatz - 13/08/2019 17:09


A vitória de Alberto Fernández nas prévias argentinas desencadeou uma troca de insultos entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o candidato kirchnerista, afilhado político da ex-presidente Cristina Kirchner.

Na segunda-feira, 12, Bolsonaro disse que "o Rio Grande do Sul viraria Roraima se a esquerdalha chegar ao poder na Argentina", em referência à crise migratória na Venezuela.

Fernández respondeu: "Comemoro enormemente que fale mal de mim. É um racista, um misógino e um violento."

Para Ignacio Labaqui, cientista político da Universidade Católica de Buenos Aires, a parceria estratégica entre Brasil e Argentina terá mais peso que discordâncias ideológicas.

Confira abaixo a entrevista.

Qual será a estratégia de Macri para reverter a vantagem de Alberto Fernández?

Eu diria que é quase impossível reverter um resultado tão contundente. Mesmo que aumente a participação, dificilmente esses votos irão todos para Macri. Ele precisa que caia o apoio a Fernández, a participação aumente e ele seja o principal beneficiado dos novos votos, além de tirar votos de Lavagna, Gómez Centurión e Espert. Essa conjunção toda é algo muito difícil de ocorrer.

Como uma vitória de Fernández poderia influenciar a relação da Argentina com o Brasil, já que Bolsonaro apoia Macri abertamente?

É possível que a relação não seja tão próxima, já que Bolsonaro apoia Macri e o kirchnerismo teve no passado muita afinidade com o PT. Mas Argentina e Brasil são sócios estratégicos. O Brasil é o principal destino das exportações argentinas. Assim, por motivos estruturais, Bolsonaro e Fernández estariam obrigados a conviver, ainda que não tenham apreço um pelo outro.

Como ficaria o Mercosul e o acordo com a União Europeia num governo kirchnerista?

A reação inicial de Fernández foi negativa sobre o acordo, mas a verdade é que uma coisa é a campanha e outra coisa é governar. Além disso, a ratificação do acordo deve levar pelo menos dois anos.

Como os argentinos veem o apoio de Bolsonaro a Macri e o de Lula a Fernández?

As questões de política externa não são muito relevantes na campanha. É possível que um grupo pequeno do eleitorado simpatize com algumas ideias e políticas de Bolsonaro, mas são minoria. Claramente quem vota em Fernández não tem uma boa opinião a respeito do presidente brasileiro, mas o fato de ele apoiar Macri não tem tido influência. Sobre Lula, a proximidade com Fernández repete os alinhamentos dos governos de Néstor e Cristina Kirchner. É algo esperado.

Como impactam para Macri as declarações de Bolsonaro sobre a ditadura no Brasil?

Macri tem tido boas relações tanto com Trump como com Bolsonaro, mas é óbvio que se sentia mais cômodo em termos ideológicos com Obama, por exemplo, que com a extrema direita que os dois representem. Macri não tem nada a ver com o que Bolsonaro representa. As declarações do presidente brasileiro sobre a ditadura, bem como outras polêmicas, não tem relevância a nível interno na Argentina.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

México pode aceitar regra dos EUA para comércio de aço, mas não de alumínio

O governo do México pode aceitar um pedido dos Estados Unidos por maior conteúdo regional em aço, contanto que exista um período de adaptação de cinco...

09/12/2019 12:51
Casal de brasileiros escapa por pouco de vulcão em erupção na Nova Zelândia

Um casal de brasileiros que viajava pela Nova Zelândia escapou por pouco da erupção do vulcão White Island nesta segunda-feira, 9. Até o momento, cinco...

09/12/2019 09:52
Bolsonaro diz estar analisando a lista de convidados para posse na Argentina

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 9, que está analisando a "lista de convidados" para a cerimônia de posse do novo presidente...

09/12/2019 09:47

Últimas Notícias

Policial

Balão cai em avião da Latam no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Um balão caiu sobre um avião no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na manhã deste domingo, 8/12. Um vídeo com o...

09/12/2019 21:03

Policial

Falso motorista de aplicativo é preso após tentativa de estupro no Bonsucesso

Um homem de 33 anos, que se passava por motorista de aplicativo, foi detido na tarde desta segunda-feira, 09/12, após uma tentativa de estupro...

09/12/2019 19:20

Cidades

Última edição de 2019 do programa Você na Prefeitura acontece neste sábado no Cabuçu

A EPG Vereador Faustino Ramalho, localizada no Cabuçu, recebe no próximo sábado (14) a última edição do...

09/12/2019 18:52