Terça Feira, 18 de Fevereiro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

GCM de Guarulhos busca pessoa desaparecida em Mogi das Cruzes

Ação ocorreu em parceria com a Polícia Civil do Estado de São Paulo

Por Redação GuarulhosWeb

10 de Fevereiro de 2020 as 15:39

Os policiais do Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra) da Polícia Civil do Estado de São Paulo e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, por meio da Inspetoria de Patrulhamento com Cães (Canil), fizeram na última sexta-feira (7) uma operação em Mogi das Cruzes na busca por uma pessoa desaparecida.


O jovem Rafael saiu de sua residência em Suzano no último dia 31 de janeiro e, desde então, a família não tem notícias dele. As investigações ocorreram em agências bancárias e também na área rural da cidade, contando com o apoio dos agentes do Canil da GCM de Guarulhos e da cadela Akira, da raça pastor belga de Malinois, especialista em buscas.


Akira farejou um objeto pessoal do rapaz, colhido na sua residência em Suzano, e a partir daí trilhou pontos que deram aos policiais da Seccional de Mogi importantes subsídios para continuar as investigações na cidade e tentar localizar Rafael. Akira confirmou a tese de que ele esteve no local apontado por uma testemunha.


O secretário para Assuntos para Segurança Pública de Guarulhos, Gilvan Passos, destaca a importância da troca de informações e das operações conjuntas. “A integração das forças é sempre de suma importância. Nós já temos uma política de cooperação da administração municipal voltada à segurança pública e essas ações previstas no Sistema Único de Segurança Pública só fortalecem as parcerias e o trabalho em conjunto”, enfatiza.


Canil


Os cães da GCM trabalham no patrulhamento diário, no Controle de Distúrbio Civil (CDC), na busca por pessoas desaparecidas, em desapropriações, na busca por drogas, no controle de grandes aglomerações (estádios, parques e eventos), entre outros serviços de segurança.


No canil, por apresentarem características diferentes, alguns animais são treinados para desenvolvimento do faro para encontrar pessoas desaparecidas ou na busca por drogas, explosivos e outros para trabalhos de guarda e proteção. Todos os cães passam por adaptação para lidar com barulho de fogos e aglomeração de pessoas.


Serviço


A Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal recebe chamados 24 horas, todos os dias da semana, pelos telefones 153 e 2475-9444.