Domingo, 31 de Maio de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

RESENHA GWEB – O terror ameno de Maria e João: O Conto das Bruxas

O terror aqui é presente desde as primeiras cenas, mantendo a luz natural algo valorizado no filme, mas que, neste caso, significa a escuridão de uma floresta, mesmo durante o dia

Por Denis Le Senechal Klimiuc, especial para o GuarulhosWeb

21 de Fevereiro de 2020 as 09:47

Quem não conhece os irmãos Grimm? Pode ser que você não os reconheça pelo nome, mas eles são os escritores de obras como Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, sendo esta última adaptada em um filme de terror, algo que os orgulharia. Pois, apesar de muitos conhecerem suas obras como temas infantis contados às crianças para que elas possam dormir em paz, na verdade todas elas possuem características muito mais ligadas ao terror do que à Disney. Por isso, finalmente chega aos cinemas “Maria e João - O Conto das Bruxas”.

 

O terror aqui é presente desde as primeiras cenas, mantendo a luz natural algo valorizado no filme, mas que, neste caso, significa a escuridão de uma floresta, mesmo durante o dia. Assim, os protagonistas, que aqui ganham um tom mais moderno, sendo a Maria a protagonista e irmã mais velha de um rebelde e curioso João.

 

Abandonados e necessitados de alimentação e calor, eles partem em busca de sobrevivência até chegar na malfadada casa da floresta, que aqui não é feita de doces, mas exala um aroma imperdível aos dois. Logo mais, conhecem a dona do local, uma senhora que se mostra ser uma verdadeira bruxa, no sentido mais assustador da palavra.

 

Com uma fotografia que deixa tudo assustador e interpretações inspiradas de Sophia Lillis (Maria) e Alice Krige (bruxa), o filme é uma ótima oportunidade para quem quiser conferir um conto dos irmãos Grimm, pois aqui ele é bastante fiel ao original, além de ter suas liberdades ficcionais. É uma pena, porém, que o filme acabe se tornando confuso, pois sua edição vai para tantos lados que o espectador é atrapalhado por um terror que muitas vezes não vinga.

 

Por isso, este “Maria e João - O Conto das Bruxas” provavelmente servirá para abrir as portas para outras adaptações como esta, mas que este sofre por não estar à altura que seus criadores esperariam. Um terror ameno, eu diria.

 

Opinião Gweb

Nota do filme (de 0 a 5): 2

Recomendado? Sim. Vale pela curiosidade de ver nas telonas a adaptação de um conto do jeito que ele é, sem histórias edificantes em desenhos animados.

Onde assistir: Circuito Cinemas - Shopping Bonsucesso (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308 - Jardim Albertina)

 

Serviço

Maria e João - O Conto das Bruxas

Ano: 2020

País: EUA

Duração: 90min.

Direção: Oz Perkins

Classificação: 14 anos