Sábado, 28 de Março de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Estado decreta estado de calamidade e diz que não haverá desabastecimento em supermercados

Os serviços continuarão funcionando pelo site ou pelo e-mail do órgão.

Por Redação GuarulhosWeb

20 de Março de 2020 as 13:32

Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, 20/3, o governador João Dória anunciou o fechamento das unidades do Poupatempo, Detran e das juntas comerciais do estado, a partir da segunda-feira, 23/3, previamente até o dia 30 de abril. Os serviços continuarão funcionando pelo site ou pelo e-mail dos órgãos.


Dória também garantiu que não há risco de faltar produtos nas prateleiras de comércio e pediu para que não haja pânico entre os consumidores. "Não existe nenhuma perspectiva de desabastecimento. Portanto, não há necessidade de corrida às farmácias e supermercados. Compre apenas o que é necessário dentro do seu padrão e do bom senso", pediu o governador.


A administração estadual declarou estado de calamidade pública diante da epidemia do coronavírus, que será publicada em decreto no Diário Oficial neste sábado, 21. "O objetivo desta medida não é gerar pânico e nem pavor, mas gerar facilidade de ações do governo e dos 645 municípios do estado de São Paulo”, ponderou Dória.


Além do Instituto Adolfo Nutz, o Instituto Butantan anunciou a capacidade da realização de mil testes de coronavírus diariamente. "É o pior momento da história do país desde a Segunda Guerra Mundial. Estamos tentando fazer um enfrentamento ao vírus, tentando manter a quantidade mínima de renda e empregos", concluiu.


O estado de São Paulo tem 286 casos diagnosticados do novo coronavírus e 7.669 suspeitos, além de cinco óbitos confirmados, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde nesta quinta-feira, 19. O secretário responsável pela pasta, José Henrique Germann, estima que 20% dos pacientes registrados com a doença em SP estão em estado grave na UTI. Ao todo, o país registra sete mortes em decorrência do coronavírus no Brasil, as outras duas no Rio de Janeiro. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil acumula 621 casos confirmados do novo Covid-19.


Outras medidas adotadas pelo estado:

- Fechamento de zoológicos e 102 unidades de conservação dos parques, como Ecológico Tietê, Botânico e Água Branca;

- Fechamento de equipamentos esportivos;

- Encerramento dos cursos dos programas Via rápida e Novotec até 30/4;

- Álcool em gel vendido a preço de custo em supermercado, com limitação de dois frascos por consumidor, garantindo o bom senso;

- Oficinas mecânicas liberadas para funcionamento, sobretudo para atender ambulâncias, viaturas e veículos utilizados em serviços delivery;