Quinta Feira, 28 de Maio de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Supermercados que estiverem lotados receberão multas a partir deste sábado

O estabelecimento terá três dias, a contar desta quarta-feira, 8, para realizar a orientação dos clientes, bem como a fiscalização interna das lojas

Por Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

07 de Abril de 2020 as 19:33

Em transmissão ao vivo realizada, o prefeito Guti anunciou que o decreto 36792, que será publicado ainda nesta terça-feira, 7/4, vai endurecer as medidas para evitar aglomerações nos supermercados de Guarulhos. Os comércios que desobedeceram as novas regras serão multados a partir deste sábado, 11/4. As medidas visam a diminuir o contágio do coronavírus na cidade.


O supermercado terá três dias, a contar desta quarta-feira, 8, para realizar a orientação dos clientes, bem como a fiscalização interna das lojas. O valor da primeira multa para o comércio que infringir o decreto será de R$ 1.129,41 e R$ 2.258,82 em caso de reincidência. Em um terceiro deslize, o comércio deverá ser lacrado.


Além da determinação anterior, já em vigor, que delimita o número máximo de uma pessoa a cada 5m² de área disponível dentro dos estabelecimentos, na nova regra será possível que apenas duas pessoas por família realizem compras simultaneamente nos supermercados. 


Os locais também deverão fornecer álcool em gel 70% ou disponibilizar lavatório com sabonete e papel toalha aos clientes. Será obrigatória ainda a instalação de barreiras de acrílico para proteção dos colaboradores em áreas de atendimento ao público, como os caixas. Haverá também demarcação no solo nos espaços de filas para que os consumidores permaneçam a uma distância mínima de um metro uns dos outros e, por fim, os idosos somente entrarão nos comércios se estiverem utilizando máscaras de proteção.