Quinta Feira, 15 de Abril de 2021

Três mercados são autuados por descumprirem novas determinações de atendimento em Guarulhos

Fiscalizações ocorreram no sábado

Por Redação GuarulhosWeb

13 de Abril de 2020 as 17:14

A Prefeitura de Guarulhos iniciou no último sábado (11) as autuações a hipermercados, supermercados e mercados da cidade que estavam em desacordo com o decreto 36.792/2020, publicado na última terça-feira (7), que fixou novas regras para funcionamento e atendimento ao público para todos os estabelecimentos que foram autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).Dos sete estabelecimentos fiscalizados, três não respeitavam as novas diretrizes. 



Os três locais autuados no sábado ficam nas regiões Macedo (falta de licença e funcionários sem máscara), Centro (funcionários e idosos sem máscara e ausência de barreiras físicas no caixa) e Jardim Cumbica (funcionários sem máscara e falta de barreiras). Os demais locais que passaram por fiscalização estão nos bairros Jardim Bom Clima, Vila Rio de Janeiro, Jardim Maia e Recreio São Jorge e estavam em conformidade com o novo decreto.


O decreto limita o número de clientes em atendimento para evitar aglomerações, determina a colocação de barreiras físicas para proteção de funcionários, bem como a instalação de lavatórios ou colocação de álcool em gel para higienização e uso do público e de funcionários, demarcação no solo de espaços destinados às filas e uso obrigatório de máscaras para funcionários e idosos.


Trabalhos de fiscalização


Uma ação conjunta da Prefeitura de Guarulhos, envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e a Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Polícia Militar (PM) e de agentes da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (STMU), continua em andamento em toda a cidade. O objetivo é fiscalizar, autuar e fechar estabelecimentos comerciais que estejam descumprindo o decreto municipal que suspendeu as atividades do comércio não essencial como forma de evitar aglomerações e o contágio pela Covid-19.


Só nos últimos quatro dias foram verificadas 120 denúncias, com o fechamento de 46 estabelecimentos. Foram autuados e tiveram suas atividades suspensas bares, bilhares, tabacarias, lanchonetes, comércios varejistas de bebidas (adegas), padarias, mini-mercados, trailer e pizzaria em diferentes bairros da cidade, como Parque Continental, Torres Tibagy, Vila Barros, Parque Santos Dumont, Jardim Presidente Dutra, Vila Nova Bonsucesso, Vila Carmela, Lavras, Parque Jurema, Jardim Ponte Alta e Jardim Santa Cecília, entre outros.


A fiscalização averiguou denúncias em outros pontos da cidade, como Cidade Seródio, Parque Cecap, Jardim Cumbica, Vila Nova Bonsucesso, Parque São Luiz, Parque Alvorada, Parque Estela, Água Chata e Sítio dos Morros, onde os estabelecimentos já se encontravam fechados em obediência à determinação municipal.


A Prefeitura de Guarulhos pede a colaboração da população para que continue denunciando estabelecimentos que estejam abertos, ou seja, descumprindo a determinação sobre a suspensão das atividades. As denúncias podem ser feitas pelo número 153 da GCM ou pelos telefones 2453-6700 / 6701 / 6705, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).