Quinta Feira, 15 de Abril de 2021

Hospitais particulares de Guarulhos restringem exames de Covid-19 a casos mais graves

Os poucos testes existentes são aplicados seguindo recomendações de órgãos oficiais, privilegiando pacientes que realmente necessitam de rápido retorno da medicina

Por Redação GuarulhosWeb

14 de Abril de 2020 as 15:28

Apesar da implantação do Centro de Combate ao Coronavírus, no bairro do Cecap, usuários da rede privada da saúde continuam procurando os hospitais particulares de Guarulhos com o objetivo de realizar os exames que diagnosticam a doença. No entanto, os poucos testes existentes são aplicados seguindo recomendações de órgãos oficiais, privilegiando pacientes que realmente necessitam de rápido retorno da medicina.


O GuarulhosWeb procurou os hospitais particulares da cidade e questionou os critérios utilizados para realização dos exames que testam para Covid-19. O Hospital Bom Clima informou que aplica o teste de acordo com pedido e autorização dos próprios médicos. O Carlos Chagas, por sua vez, informou à reportagem que faz o exame em pacientes internados em estado grave ou crítico e em profissionais da saúde que apresentam sintomas da doença, mesma postura adotada pelo Stela Maris, conforme orientação dos órgãos oficiais.


Proprietária de duas unidades no município, a Unimed também segue o protocolo do Ministério da Saúde no Complexo Oito de Dezembro e ressaltou que, "tão importante quanto detectar o covid-19 é prevenir, então, seguir à risca a recomendação do isolamento social, de higienização das mãos, de etiqueta respiratória e de adesão às máscaras caseiras é fundamental".


Por fim, o Hospital e Maternidade Guarulhos, que pertence ao grupo Notredame Intermédica também prioriza pacientes que apresentem quadro clínico grave ou necessitem de internação. "Ao adotar essa prática, o GNDI está de acordo com a racionalização de recursos para os casos, aconselhados pelo Ministério da Saúde e a ANS (Agência Nacional da Saúde)".