Quinta Feira, 22 de Abril de 2021

Henrique Mandetta é demitido do Ministério da Saúde por Jair Bolsonaro

O médico anunciou a decisão do presidente por meio de sua conta no Twitter

Por Foto: Agência Brasil

16 de Abril de 2020 as 16:35

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi demitido por Jair Bolsonaro durante reunião que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 16/4. O médico confirmou a decisão do presidente por meio de sua conta no Twitter. Em seu lugar, assumirá o posto o oncologista Nelson Teich.

"Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus", publicou o ex-ministro.

Na última semana, Mandetta ficou em vias de ser demitido. No entanto, após aconselhamento da ala militar, Bolsonaro voltou atrás e o manteve no cargo. A pressão voltou à tona após a entrevista do ex-ministro ao programa Fantástico, da TV Globo, tida como inimiga pelo chefe do executivo.

Mandetta e Bolsonaro discordam a respeito da quarentena de combate ao coronavírus imposta pelos órgãos de saúde. Enquanto o médico defende o isolamento horizontal, quando as pessoas permanecem em suas casas o maior tempo possível, o presidente prefere o distanciamento vertical, cuidado dos grupos de risco e possibilitando que cidadãos que não estejam nele continuem circulando normalmente.