Quinta Feira, 15 de Abril de 2021

Número de casos confirmados sobe e Guarulhos registra 42 mortes por coronavírus

São cinco óbitos a mais do que o número divulgado na véspera de feriado, dia 20

Por Foto: Paulo Manso

22 de Abril de 2020 as 19:23

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde divulgado nesta quarta-feira (22), Guarulhos registra 42 mortes confirmadas por coronavírus desde o início na pandemia. São cinco mortes a mais do que o número divulgado na véspera de feriado, dia 20. Dos novos óbitos, dois são do sexo masculino, ambos de 55 anos, e três do feminino, de 49, 79 e 87 anos. Outras 60 mortes seguem em investigação. 

 

O número de casos suspeitos também aumentou, de 3.014 para 3.294. Destes, 299 foram confirmados, 520 descartados e 2.475 estão sendo investigados. No Centro de Combate ao Coronavírus 29 pessoas estão internadas, sendo cinco na UTI. Não houve nenhuma alta nesta quarta-feira, mas infelizmente um paciente de 68 anos, que deu entrada hoje em estado grave, faleceu como possível causa da Covid-19. A morte será investigada.   

 

Novas regras para o isolamento social 

 

Considerando a altíssima capacidade de transmissão do vírus pelo contágio de pessoas infectadas, além da necessidade de adequar o funcionamento das atividades de estabelecimentos destinados ao abastecimento essencial de gêneros alimentícios às necessidades de máximo controle na prevenção e segurança de clientes e funcionários no combate da Covid-19, a Prefeitura de Guarulhos instituiu novas regras para o isolamento social em decreto publicado na noite desta terça-feira (21) no Diário Oficial.   

 

Entre as novas determinações está a recomendação para que todas as pessoas que precisem sair às ruas para qualquer atividade usem máscaras de proteção como forma de inibir a proliferação do coronavírus. Já em transportes públicos, a partir de segunda-feira (27) passa a ser obrigatório o uso de máscaras de proteção, descartáveis ou de tecido, pelos passageiros, sob pena de recusa de embarque.    

 

O documento prorroga até o próximo dia 5 as restrições de funcionamento de estabelecimentos que tenham acesso direto do público e que potencialmente possam gerar aglomeração de pessoas e determina a reabertura gradativa das atividades a partir de 6 de maio, caso as medidas de isolamento social em vigor contribuam para a diminuição dos índices de contaminação do novo coronavírus, que são analisados diariamente. O decreto 36.811, que também apresenta novas diretrizes de funcionamento para a realização de feiras livres, pode ser acessado na íntegra no site da Prefeitura: www.guarulhos.sp.gov.br.