Domingo, 18 de Abril de 2021

Toda alta é motivo de muita gratidão, diz diretora do 3CGru, que completa 1 mês nesta segunda

Diretora-geral do hospital de campanha, no Parque Cecap, fala dos momentos de tensão e alegria vividos no espaço, erguido há 30 dias para combater o coronavírus na cidade

Por Texto: Lucas Canosa / Foto: Paulo Manso

27 de Abril de 2020 as 17:52

"Toda alta, independentemente da idade ou gravidade, é motivo de muita gratidão". A frase é de Liliana Deucher Dutra, diretora-geral do Centro de Combate ao Coronavírus (3CGru). O local, construído no Cecap, completa um mês de atendimento ao público nesta segunda-feira, 27/4.


Ao GuarulhosWeb, a médica avaliou o período de trabalho no hospital e lamentou a forma pela qual os pacientes têm chegado para avaliação. "Nós fizemos o primeiro mês de atendimento referente ao drive thru e à triagem médica e de enfermagem e o que notamos foi uma aceitação muito grande dos dois procedimentos. Realizamos também um levantamento dos números todos e percebemos a gravidade que os pacientes estão chegando. Muitos vão direto para a UTI em estado grave, infelizmente", afirmou Liliana. 


Para ela, o maior desafio do combate ao Covid-19 é a falta de informações a respeito do vírus. "É muito difícil porque a maioria das doenças são estudadas e algumas delas raras. O coronavírus veio de forma rápida, grave e muito contagiosa. Além de toda novidade, tem o grande risco de lidar com esse tipo de paciente. Nós temos muitos profissionais no país que estão falecendo por esse tipo de complexidade", apontou.


Liliana se entristece ao falar de momentos tristes vividos na unidade e, apesar das dificuldades, pretende continuar trabalhando diariamente com o objetivo de manter vidas. "Sempre é terrível quando perdemos o paciente, apesar de tudo que você faz e os recursos que utiliza. Estamos tentando continuar firmes em prol das vitórias que também vão acontecer, lamentando pelos familiares que não podem sequer se despedir do ente querido que se foi", completou.