Quinta Feira, 22 de Abril de 2021

Estado alega urgência, mas ainda não enviou respiradores importados a hospitais SUS de Guarulhos

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, fase é de definição de quantidade para cada município; respiradores chegaram do exterior no último fim de semana

Por Redação GuarulhosWeb

07 de Maio de 2020 as 12:35

Os 3 mil respiradores importados pelo governo do estado, que chegaram a São Paulo no último final de semana, ainda não foram enviados aos hospitais SUS dos municípios, apesar da necessidade urgente em muitos deles. A Secretaria de Estado da Saúde informou ao GuarulhosWeb que os respiradores estão em fase de “definição de quantidade e entrega”, mas não soube dizer quando os equipamentos chegarão. A reportagem apurou que Guarulhos deve receber entre 20 e 30 respiradores.

A demora no empréstimo dos respiradores aos hospitais do SUS dos municípios contradiz a urgência que o próprio governo usou para justificar a aquisição em anúncio feito na semana passada, no dia 29/04. “Eles [os respiradores] estarão a serviço da população do estado de São Paulo nos hospitais públicos já a partir deste final de semana”, discursou o governador João Doria, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

“A palavra tempo é fundamental. De nada adianta respiradores entregues a São Paulo em julho, agosto ou setembro, provavelmente quando a epidemia já recua. Tempo significa salvar vidas, e foi esta a lógica que a Secretaria da Saúde usou na aquisição”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia, na mesma ocasião. “Nós precisamos destes respiradores, há a clara necessidade de aplacar o que acontece em um sistema já pressionado”, acrescentou o coordenador do Centro de Contingência do coronavírus, David Uip.

A aquisição foi feita em caráter emergencial e deve ampliar em aproximadamente 50% o número de ventiladores mecânicos já existentes nas UTIs do SUS de São Paulo. Até agora, estão disponíveis 6,3 mil equipamentos do tipo, conforme registros no CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde).