Domingo, 24 de Maio de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Série do Arquivo Histórico Municipal apresenta novo episódio sobre patrimônio cultural

A série é apresentada por Araci Borges e está disponível na fanpage do Arquivo Histórico

Por Foto: Divulgação

22 de Maio de 2020 as 10:38

Já está no ar, a partir desta sexta-feira, 22/05, o segundo episódio dos encontros virtuais com o tema Patrimônio Cultural para Curiosos. Iniciativa da Secretaria de Cultura de Guarulhos, por meio do Arquivo Histórico Municipal, a série de encontros é apresentada por Araci Borges e está disponível na fanpage https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/ para apreciação dos interessados.


A partir do tema Saberes e Formas de Expressão, Araci aborda o conceito de patrimônio imaterial das sociedades. “Trata-se das práticas, saberes, formas de expressão, crenças, técnicas e celebrações, o que são, como são transmitidas de geração para geração e como chegaram até nós”, explica a apresentadora. Nesse debate importa destacar ainda, segundo Araci, quais são as formas de proteção da herança imaterial brasileira tendo em vista a indústria cultural e a cultura de massa.


“Todos nós participamos da geração e transmissão desse patrimônio ao preparar uma tapioca, escrever um folheto de cordel, preparar uma receita antiga ou participar de uma festa religiosa. Tudo isso ajuda a preservar o patrimônio cultural e imaterial de um povo”, observa Araci.


O episódio Saberes e Formas de Expressão integra uma minissérie com dez vídeos, disponíveis sempre às sextas-feiras na fanpage do Arquivo Histórico Municipal. Na última semana a série abordou o tema O Que é o Patrimônio Cultural?. O cronograma de vídeos conta com os seguintes temas:


29 de maio: “Nosso patrimônio imaterial - a diversidade das celebrações”;

5 de junho: “Os lugares e sua dimensão imaterial”;

12 de junho: “Cidades, artefatos e patrimônio”;

19 de junho: “Museus e patrimônio”;

26 de junho: “Turismo e patrimônio”;

3 de julho: “Arte e patrimônio”;

10 de julho: “Patrimônio natural”;

17 de julho: “Intervenções nas cidades”.


Para saber mais sobre a programação de eventos culturais online nesse período de pandemia acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.


Serviço


Patrimônio Cultural para Curiosos

Disponível a partir desta sexta-feira, 22 de maio

Tema: "Saberes e formas de expressão"

Link: https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/