Quinta Feira, 15 de Abril de 2021

Sem vagas de UTI, Guarulhos vai contratar leitos de hospitais particulares nesta semana

Segundo apuração, Hospital Stella Maris deve iniciar fornecimento nesta quarta-feira

Por Redação GuarulhosWeb

25 de Maio de 2020 as 11:35

Como não há mais leitos de UTI em Guarulhos para o atendimento a pacientes graves com Covid-19 – conforme anúncio feito pelo secretário municipal de Saúde José Mário, na última quinta-feira, 21/05 – a Prefeitura da cidade vai iniciar a contratação de vagas em hospitais particulares nesta semana.

O GuarulhosWeb apurou que os primeiros leitos serão alugados pelo Hospital Stella Maris, entre quarta e quinta-feira (27 ou 28/05). E que a administração segue em tratativas com o Hospital Carlos Chagas.

A cada novo boletim epidemiológico a taxa de ocupação dos leitos muda muito pouco, sempre próximo do colapso. Na quinta-feira o município atingiu 103% de unidades ocupadas. “Esses 3% a mais são improvisações de desespero. Com gente precisando ser entubada e com respirador em uma sala de observação. Mas não tendo mais UTI”, afirmou José Mário na ocasião.

No último sábado, a taxa de ocupação nos leitos de UTI públicos municipais era de 97,4%. “Se confirmando essa escalada que estamos tendo de casos confirmados, o colapso total está iminente. Lamentavelmente, completamente iminente”, completou o médico.

Guarulhos registra, ao todo, 205 óbitos em decorrência do Covid-19. A cidade ainda contabiliza 1631 pessoas infectadas.

O Hospital Carlos Chagas informou que está em tratativa com a Prefeitura de Guarulhos para disponibilizar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à gestão municipal.