Domingo, 18 de Abril de 2021

Sem o 3CGru, não teríamos salvado 152 vidas, diz Americano sobre politicagem na pandemia

Até o momento, o hospital de campanha atendeu 21.800 pessoas e realizou mais de 18 mil exames clínicos

Por Redação GuarulhosWeb

25 de Maio de 2020 as 20:01

Em transmissão ao vivo realizada na noite desta segunda-feira, 25/5, ao lado do prefeito Guti, o secretário de Governo, Edmilson Americano, rebateu críticas definidas por ele como "politicagem" relacionadas ao 3CGru. De acordo com Americano, se o 3CGru, hospital de campanha construído no Cecap, não fosse construído, "152 vidas não seriam salvas".


De fato, até o momento, 152 pessoas receberam alta na unidade de saúde. Ao todo, 21.800 pessoas foram atendidas e 18.765 exames clínicos foram realizados. "Se a gente não tivesse isso aqui, a gente já não teria conseguido salvar essas vidas. Tem gente fazendo politicagem. Gente que administrou a cidade por muito tempo e entregou numa situação totalmente degradada e jogando a população contra o prefeito, que sequer retruca. É o pessoal de quanto pior, melhor. Esse momento é de união e salvar vidas, como aqui, com 152 vidas salvas. Isso não tem preço", afirmou Americano.


Questionado por um munícipe sobre pessoas que se encaminham ao hospital e não são testadas, Guti afirmou que, de fato, o 3CGru encaminha os exames para quem apresenta todos os sintomas e que não há recursos para realizar a testagem em massa. "A prefeitura não faz teste rápido. A possibilidade de erro é grande, de você testar negativo é alta, mesmo com o vírus. É isso que os especialistas da saúde dizem. Estamos testando pessoas que estão com todos os sintomas, com grau de oxigênio no sangue baixo. Já fizemos milhares de testes na cidade. O 3CGru não é um centro de testagem. Não é só chegar lá e dizer que quer fazer o teste. Não é assim. A gente não tem recurso pra fazer testagem em massa, e quase nenhuma cidade nos país tem. Aquilo é concebido para salvar vidas", respondeu o prefeito.


"Nem na rede particular você vai fazer o teste de Covid. Não tem teste pra todo mundo que está com febre. É um conjunto. Você faz quando tem vários sintomas", continuou Americano.


"Nosso orçamento é 15 vezes menor que o hospital do Pacaembu, que não tem porta aberta. Se você chega lá dizendo que está passando mal, não é atendido. Você precisa ir pra Upa e se precisar ir pra lá, você é encaminhado. É totalmente diferente", completou.


Por fim, Guti defendeu as investigações a respeito do investimento realizado no Centro de Combate ao Coronavírus e garantiu que a Prefeitura está disposta a mostrar qualquer conta necessária. "Os órgãos de controle vão fiscalizar e devem fiscalizar. A gente não teme, quem tem medo de polícia é bandido. Nós vamos prestar todos os esclarecimentos para quem quiser saber. Mais investigações virão porque a gente tá numa pandemia. Mas, você, cidadão de bem, pode ficar tranquilo, porque Guarulhos tem transparência, lisura e honestidade. Podem vir quantas investigações e requerimentos. Tudo que precisar mostrar pra sociedade, nós vamos mostrar. O dinheiro é público, com ou sem pandemia", encerrou o prefeito.