Terça Feira, 14 de Julho de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Guarulhos tem receita de R$ 1,4 bi no primeiro quadrimestre, mas sofre queda na arrecadação durante pandemia

Números foram apresentados pela Secretaria da Fazenda durante audiência pública

Por Redação GuarulhosWeb

29 de Maio de 2020 as 16:41

Na manhã desta quinta-feira (28), a Secretaria da Fazenda do Executivo realizou audiência pública, comandada pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Pastor Anistaldo (PSC), para apresentar a prestação de contas da cidade no primeiro quadrimestre de 2020. Os trabalhos foram realizados virtualmente, por conta da necessidade de distanciamento social, e foram transmitidos ao vivo pela TV Câmara.

De acordo com Guilherme Moreira, da Divisão de Planejamento Financeiro da Pasta, Guarulhos teve uma receita total líquida de R$ 1,4 bilhão nos primeiros quatro meses do ano. Ele explicou que o mês de abril sofreu uma queda na arrecadação em decorrência da pandemia mundial do coronavírus e que a expectativa dos meses seguintes é de queda enquanto a economia não for retomada.

Sobre as despesas, Moreira afirmou que o momento é de cautela e economia. As áreas de saúde e educação continuam sendo as que mais demandam do orçamento municipal. Ele destacou ainda que há um esforço do município em reduzir sua dívida.

Oscar Bonilha, diretor do Departamento do Tesouro, confirmou a situação delicada da cidade por causa da pandemia e disse que é difícil ter uma estimativa de receita dos próximos meses. Para ele, Executivo e Legislativo precisam se unir de maneira apartidária para trabalhar em prol de Guarulhos nesse momento.