Terça Feira, 14 de Julho de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Guti tenta aumentar leitos para iniciar retomada em Guarulhos na segunda semana de junho

Neste momento, Guarulhos registra 92,4% de ocupação, sendo que a rede municipal já colapsou

Por Redação GuarulhosWeb

29 de Maio de 2020 as 19:56

O prefeito Guti anunciou, em transmissão ao vivo realizada na noite desta sexta-feira, 29/5, a renovação do decreto de quarentena, que vence nesta data, até o dia 30 de junho. No entanto, no início da próxima semana, a administração divulgará uma retomada econômica que entrará em vigor a partir do dia 8, desde que a cidade consiga ampliar o número de leitos de UTI disponíveis.

Neste momento, Guarulhos registra 92,4% de ocupação, sendo que a rede municipal já colapsou. "Pra que a gente faça a retomada, precisamos de leitos. A partir do momento que nós tenhamos e que o Estado faça o gesto e consiga implantar leitos no Padre Bento, os índices vão abaixar para 70%. Nossa retomada está extremamente vinculada ao número de leitos", garantiu Guti.

A ideia do prefeito é liberar, aos poucos, setores do comércio. "A cada dois ou três dias", enfatizou o prefeito. Contudo, na próxima semana, o gestor vai dialogar com entidades representativas para estabelecer regras durante a retomada. Por exemplo, a exigência da máscara permanece para funcionários e clientes. Pessoas acima de 60 anos deverão continuar em suas residências.

Os períodos de funcionamento também serão definidos durante a negociação. Guti não quer coincidir os horários de indústria e comércio para evitar aglomerações no transporte público. 

"Estamos com bastante coisa desenhada, mas validando com diversos setores. Vamos fazer algo muito responsável. Nossa ideia é fazer a retomada na segunda semana de junho", afirmou Guti.

Caso Guarulhos adote a retomada e haja ampliação do contágio do Covid-19, Guti voltará atrás na decisão. "Depois de cinco ou seis dias tem uma explosão de casos, a gente vai ter que recuar", concluiu.