Quinta Feira, 15 de Abril de 2021

Gerente administrativo do HMU desmente fake news sobre leitos abandonados

Conselheiro da saúde fez denúncia falsa sobre leitos que serão usados para o combate ao coronavírus

Por Redação GuarulhosWeb

12 de Junho de 2020 as 10:11

Adonair Brum, gerente administrativo do Hospital Municipal de Urgência (HMU), divulgou um vídeo na noite desta quinta-feira, 11/06, para desmentir uma fake news sobre abandono de leitos na unidade de saúde. A informação falsa foi publicada por um conselheiro gestor da saúde, do HMU, em uma rede social.

Segundo o conselheiro, que entrou no local sem autorização, os leitos estariam abandonados em uma sala do HMU desde o dia 7 de abril. No entanto, ele faltou com a verdade ao não mostrar o cenário completo do complexo. A informação foi desmentida por Brum, que explicou o caso. Segundo o gerente, as camas expostas no vídeo foram adquiridas recentemente para se integrar a uma nova estrutura de atendimento para o combate ao coronavírus no HMU.

Uma gestora do Conselho Municipal de Saúde, que se identificou como Diva, esclareceu que para se tornar um leito adequado para um paciente com os sintomas da doença, não bastam as camas, que foram compradas e ainda estão embaladas até serem instaladas para serem utilizadas. Ela lamentou a publicação mentirosa e explicou que o hospital está trabalhando para instalar os monitores, respiradores e oxigênio, o que deve ocorrer nos próximos dias. O GuarulhosWeb apurou que 10 novos leitos de UTI no HMU devem entrar em funcionamento até o final da próxima semana.

No final do vídeo, há uma referência ao artigo da lei que informa que a publicação e o compartilhamento de Fake News é crime.