Segunda Feira, 19 de Abril de 2021

Capital admite já ter 1 milhão de infectados, aponta pesquisa que revela grande número de subnotificações

Oficialmente, há 120 mil pessoas infectadas pelo vírus. No entanto, o mapeamento realizado pela gestão contabiliza, pelo menos, 1,2 milhão de atingidos

Por Redação GuarulhosWeb

23 de Junho de 2020 as 13:05

Um inquérito realizado pela Prefeitura de São Paulo aponta que a capital registra dez vezes mais casos de Covid-19 do que o registrado pela própria Secretaria municipal da Saúde. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 23/6.

Oficialmente, há 120 mil pessoas infectadas pelo vírus. No entanto, o mapeamento realizado pela gestão contabiliza, pelo menos, 1,2 milhão de atingidos.

A pesquisa foi iniciada em 10 de junho e tem como objetivo descobrir, por meio de amostragem, qual o real impacto da doença na cidade. Foram feitos 5.416 testes em 96 bairros com moradores acima de 18 anos escolhidos por sorteio. A cada 15 dias o monitoramento será realizado com outros habitantes.

O exame sorológico avalia a presença específicos (IgM/igG) e identifica casos passados da doença. Ele é usado para monitorar a porcentagem da população que já teve contato com o vírus. A amostragem foi utilizada em alguns países no processo de retomada econômica.