Segunda Feira, 06 de Julho de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Exército fará descontaminação do Aeroporto de Guarulhos

Objetivo é diminuir a transmissão do novo coronavírus

Por Foto: Sidnei Barros

30 de Junho de 2020 as 15:58

O Comando Conjunto Sudeste fará a desinfecção de um terminal do Aeroporto Internacional de São Paulo, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Terminal Rodoviário do Tietê nos próximos dias, com o objetivo de diminuir a transmissão do novo coronavírus.


A descontaminação do ITA, em São José dos Campos (SP), ficará a cargo do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN). Já o Aeroporto Internacional de São Paulo e o Terminal Rodoviário do Tietê serão descontaminados por militares do Comando Conjunto Sudeste capacitados pelo 1° Btl DQBRN em desinfecção.


Até aqui, o Comando Conjunto Sudeste já realizou 500 desinfecções em espaços públicos no Estado de São Paulo. 


Operação Covid-19


O Ministério da Defesa ativou, no dia 20 de março de 2020, dez Comandos Conjuntos em todo o território nacional, incluindo o Comando Conjunto Sudeste, com abrangência no Estado de São Paulo, para apoio às medidas deliberadas pelo Governo Federal voltadas para a mitigação das consequências da pandemia de Covid-19.


Os Comandos Conjuntos têm como missões: apoiar os órgãos de Segurança Pública no controle de acesso às fronteiras; empregar os meios de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR) para descontaminação de material; empregar pessoal militar e servidores civis em campanhas de conscientização; apoiar com meios de transporte, fornecimento de alimentação e alojamento para as equipes envolvidas; estabelecer ligações com os órgãos estaduais responsáveis pelas ações sanitárias; e apoiar a triagem de pessoas com suspeitas de infecção para posterior encaminhamento aos hospitais.