Sábado, 24 de Outubro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

ARTIGO – Planejamento é o maior aliado na hora de investir ou comprar

Obviamente, não é fácil identificar algo que traga felicidade e ainda seja lucrativo. Mas isso não quer dizer que seja impossível

Por Redação GuarulhosWeb

09 de Julho de 2020 as 15:28

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, planejamento financeiro não é a arte de deixar de gastar. Muito pelo contrário! Na verdade, planejar-se financeiramente é saber organizar o seu consumo de forma que você compre o que quer e o que precisa em um determinado momento. Sem exageros. De forma constante e equilibrada.

É por isso que eu sempre digo aos meus clientes para fazerem listas no início de cada mês. Por exemplo: vamos supor que você necessite de uma calça branca e de uma blusa preta em julho. Coloque esses itens como prioridade e saia para comprar apenas tais produtos - não se esquecendo, óbvio, de respeitar as recomendações das autoridades sanitárias no combate ao coronavírus.

Agindo desta forma, sem comprar o que não está na lista, sempre sobrará dinheiro para comprar “aquela” sandália ou “aquele” relógio que você tanto gostou. E o melhor: sem que, com isso, você entre no cheque especial ou fique amarrado com intermináveis parcelas que o impedirão de comprar outra coisinha no mês seguinte.

Esse é o tipo de aquisição consciente que fará bem para sua autoestima e, no final das contas, o custo-benefício será ótimo. Afinal, com certeza, usará tais roupas com bastante frequência e sem ter arrependimentos. E a sensação de poder comprar sempre, sem culpa e sem prejudicar o orçamento familiar, torna a experiência extremamente prazerosa.

A mesma coisa precisa acontecer quando, ao invés de escolher uma roupa nova, você estiver procurando a melhor aplicação para o seu dinheiro. Investir por investir não dá certo. É preciso raciocinar bem para aplicar sua renda com um objetivo muito claro. Com um planejamento bem-feito e realizado com satisfação, as chances de suas escolhas darem certo serão maiores. Assim, o resultado final será rentável e prazeroso.

Obviamente, não é fácil identificar algo que traga felicidade e ainda seja lucrativo. Mas isso não quer dizer que seja impossível. Com um auxílio especializado, os caminhos podem ser menos complexos do que você imagina.

Para entender as nuances do mercado financeiro e sobre como, quando e no que investir, você precisa procurar um assessor de investimentos preparado. Só ele poderá guiá-lo e conscientizá-lo sobre suas aplicações, transformando o processo em algo satisfatório ao seu bolso e à sua autoestima.


Daniella Rolim, CFP®, é graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Banking e tem MBA em Gestão de Negócios e Finanças. Educadora financeira formada pela DSOP, é planejadora financeira com certificação internacional CFP e diretora comercial da Flap Capital