Quarta Feira, 05 de Agosto de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

RESENHA GWEB – Nostalgia dos tempos de amizade é o forte de “Entre Vinho e Vinagre”

Em tempos de distanciamento social, Netflix traz boa opção para refletir sobre a amizade

Por Denis Le Senechal Klimiuc, especial para o GuarulhosWeb

09 de Julho de 2020 as 15:48

De vez em quando, bons filmes sobre a amizade e a passagem do tempo surgem para nos fazer lembrar da importância do contato humano. Dentre tantas opções que o cinema já fez, como “Thelma e Louise”, “Conta Comigo”, “Intocáveis”, “Missão Madrinha de Casamento” e “Antes de Partir”, muitos mostram o quanto a vida pode ser dura, mas poucos retratam o envelhecimento com naturalidade. Eis um mérito deste “Entre Vinho e Vinagre”.

Com a direção da atriz e comediante Amy Poehler, que também está no filme, esta é a história de um grupo de mulheres que chega à fase dos 50 anos e, em comemoração à primeira delas a completar meio século, vão passar uns dias nos vinhedos de Napa Valley, na Califórnia. Após mais de vinte anos de amizade, muita coisa mudou na vida delas, mas o relacionamento à distância ocultou os verdadeiros segredos e detalhes que a vida impôs.

É claro que é a questão de algumas horas juntas para que elas comecem a descobrir novamente a amizade e a se questionarem de quem foram e onde chegaram em suas vidas. Para não tornar o filme maçante ou dramático demais, Poehler consegue criar uma atmosfera genuína, que nos faz acreditar que todas são amigas de verdade (apesar de realmente serem) e de que a vida as impôs determinadas situações as quais não estão mais acostumadas a compartilhar.

Se você tem uma amizade antiga que acabou ganhando pó pela falta de contato, com certeza vai se identificar com este filme. Para complementar, acompanhamos o grupo em diversas situações cômicas, as quais por vezes funcionam e por vezes, não. Apesar de conter um segundo ato, que é o desenvolvimento da história, um tanto quanto lento e desajeitado, a narrativa ainda assim surte bons efeitos.

“Entre Vinho e Vinagre” é o tipo de recomendação certeira a quem sente falta do contato social com os amigos, de uma viagem escapista, e da contagem de histórias que, mesmo que tenham ficado no passado, ainda trazem boas memórias no presente. Afinal, que amizade resiste ao poder da nostalgia, não é mesmo?

 

Opinião Gweb

Nota do filme (de 0 a 5): 3

Recomendado? Sim. É o tipo de filme que, apesar dos clichês, vão te fazer sentir saudade dos amigos e do tempo que passou junto deles.

Onde assistir: Netflix

 

Serviço

Entre Vinho e Vinagre

Ano: 2019

País: Estados Unidos

Duração: 103 min.

Direção: Amy Poehler

Classificação: 16