Quinta Feira, 13 de Agosto de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Conselho Europeu revela 'grave preocupação' com lei de segurança para Hong Kong

CHINA/HONG KONG/LEI DE SEGURANÇA/CONSELHO EUROPEU/PREOCUPAÇÃO

Por Gabriel Bueno da Costa

28 de Julho de 2020 as 15:44

O Conselho Europeu afirma em comunicado que "adotou conclusões" nesta terça-feira, 28, nas quais demonstra "grave preocupação com a legislação de segurança nacional para Hong Kong", adotada pelo Congresso da China em 30 de junho.

A União Europeia reafirma seu apoio ao "auto grau de autonomia de Hong Kong" sob o princípio "Um País, dois sistemas" e sua solidariedade ao povo de Hong Kong, enquanto também fala em um "pacote de resposta coordenado de medidas em vários campos".

As medidas, incluem, de acordo com a nota, mudanças em questões como asilo, imigração, vistos e políticas de residência; exportações de equipamento específico e tecnologias sensíveis para usos em Hong Kong; bolsas e intercâmbios acadêmicos envolvendo estudantes e universidades do território; o apoio à sociedade civil; e a revisão de acordos de extradição e outros pactos relevantes com Hong Kong.

"Por fim, as conclusões pedem a revisão da implementação da lei de segurança nacional e do impacto do pacote de respostas da UE antes do fim do ano", afirma o comunicado do bloco europeu.