Sábado, 24 de Outubro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

RESENHA GWEB – Rede do Ódio mostra a realidade do século XXI

Fakenews - ou notícias falsas - é o tema central deste intenso drama

Por Denis Le Senechal Klimiuc, especial para o GuarulhosWeb

06 de Agosto de 2020 as 13:11

No começo de 2020 a Netflix acertou em cheio ao lançar “O Poço”, filme que atiçou a curiosidade de muita gente por conta de sua mensagem social, que caiu muito bem como reflexão em época de início de pandemia. Agora, cinco meses se passaram e o mundo precisa refletir sobre este “Rede de Ódio”, filme polonês que pega carona na onda da cultura da contrainformação.


Fakenews, ou notícias falsas, são o tema central deste intenso drama, que traz a história de Tomasz, um jovem de personalidade claramente sociopata, cujo imenso carisma convence as pessoas ao seu redor a fazer o que ele deseja. Mas, ao contrário de uma comédia americana de costumes, aqui somos apresentados a algo mais voltado ao mundo atual.


Tomasz consegue emprego em uma agência de publicidade, cujo mote é a influência digital, algo que ele tira de letra. Ambicioso, ele encontra o seu próximo algo, um candidato progressista em uma Polônia tomada por manifestações contra imigrantes. O resultado disso é mais do que catastrófico; é real.


Mas, diferente de um thriller norte-americano, este “Rede de Ódio” encontra empatia em seu protagonista, algo que o espectador assiste literalmente sem qualquer vestígio de poupá-lo das consequências dessa nova realidade. Mostrando como a manipulação de informações pode levar a mudanças comportamentais massivas, inclusive ao resultado de eleições, é justamente aqui o motivo da reflexão.


Como podemos nos deixar levar pela quantidade de informações sem ao menor apurá-las? Quem tem tempo e disposição de apurar algo que não seja o título sensacionalista de uma notícia? Questões simples, mas ignoradas no dia a dia deste “Rede de Ódio” e em muitos países por aí...


Opinião Gweb

Nota do filme (de 0 a 5): 4

Recomendado? Sim. É aterrorizante como esta história consegue nos trazer à realidade de qualquer país do século XXI.

Onde assistir: Netflix


Serviço

Rede de Ódio

Ano: 2020

País: Polônia

Duração: 135 min.

Direção: Jan Komasa

Classificação: 18 anos