Terça Feira, 22 de Setembro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Produções guarulhenses são destaque em festivais de cinema em Goiás, Espírito Santo e Rio

Saiba mais sobre os festivais nos quais Guarulhos está representado

Por Redação GuarulhosWeb

26 de Agosto de 2020 as 09:53

A produção audiovisual guarulhense alcançou destaque no 5º Festival de Cinema de Senador Canedo, um dos maiores e dos mais importantes festivais de cinema do Estado de Goiás, na 3ª Mostra Cinema de Bordas, evento que integra a programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, no Espírito Santo, e o carioca CIndie Festival, que exibe filmes brasileiros, independentes e que não tenham sido explorados pelo circuito comercial de exibição no Brasil.

Marta Morta e Coroa da Morte, produções do cineasta guarulhense Rubens Mello, participam da 1ª Mostra Macabra– (Cinema Fantástico, Horror, suspense, Sci-FI), que integra a edição de 2020 do Curta Canedo Online. Todas as sessões são competitivas e os vencedores receberão o Troféu “Imprensa Criativa”.

Tema que tem chamado a atenção de profissionais da psicologia em todo o país Marta Morta (parceria com Polissemia Produções) fala do suicídio de jovens no Brasil. Escrito e produzido por Rubens Mello e filmado com um Iphone durante a quarentena provocada pela pandemia do Covid-19, Coroa da Morte foi feito em seis horas, desde a captação de imagens à edição. O curta fala da perda de controle sobre a pandemia ao mesmo tempo em que um homem perde a fé, num mundo violento e sem esperança.

Honrado pela exibição de seus filmes em cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Vitória, Cuiabá, e em países como Colômbia, México e Argentina, Rubens Mello vibra com a existência de espaços que dão voz aos cineastas independentes:

“Quando você produz um filme, você quer dizer alguma coisa, e isso se estende para todas as formas de expressões artísticas. Poder compartilhar com outros públicos a nossa forma de arte, no meu caso, o segmento fantástico, e ver como outras pessoas interagem com a linguagem que utilizo em meus filmes é realmente gratificante e me incentiva a fazer novos projetos. Existe uma particularidade ainda mais especial quando os filmes são exibidos em países com culturas bastante diferentes da nossa, pois, de certa forma, além do ‘fantástico’, estamos mostrando também um recorte do Brasil em nossas produções”, explica Rubens.

Dentro da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, a 3ª Mostra Cinema de Bordas conta com as apresentações de Marta Morta, e Nuvem Baixa, curta-metragem dos diretores André Okuma, Reiko Otake e Guinho Nascimento. Programado para o mês de novembro, o Festival de Vitória ​é o maior e mais importante festival de cinema do Espírito Santo. Nuvem Baixa também é destaque da categoria Sessão +18, Mostra não Competitiva do CIndie Festival.

Filme-alegoria, com viés poético e não realista, Nuvem Baixa (Coletivo 308) faz um relato sobre um (pós) Brasil, a partir do ponto de vista de um artista de rua negro.

Lançado em maio deste ano de forma virtual por conta da pandemia, Nuvem baixa também oferece um recorte da realidade ao retratar o retorno de um período sombrio, em que a arte busca sobreviver em meio ao desmonte da Cultura, a opressão, a agressão e à falta de incentivo.

“Lidar com as angústias e ansiedade que esse momento nos causa é essencial para que possamos nos inspirar e continuar criando. Os artistas, que têm sensibilidade mais aguçada, devem enfrentar essa crise e transformar essas angústias e caos, lidar de maneira madura, crítica e consciente, e tentar fazer com que isso se torne matéria prima para a construção poética”, explica o cineasta.

A partir de uma ótica não comercial da arte, Okuma identifica na trajetória histórica da produção artística o reflexo crítico necessário à compreensão do contexto: “A crítica desse momento é capaz de tornar a arte relevante, dialogando intimamente com seu tempo e permitindo que as pessoas tenham um aprofundamento reflexivo sobre os acontecimentos a partir da relação com essa obra”, enfatiza Okuma.

Para mais informações sobre o 27º Festival de Cinema de Vitória, acesse: https://festivaldevitoria.com.br/27fv/. Sobre o 5º Festival de Cinema de Senador Canedo, acesse: https://imprensacriativa.net/senador-canedo/confira-o-regulamento-do-curta-canedo-2020-online/. Mais informações sobre o CIndie Festival podem ser obtidas em https://www.cindiefestival.com.br/.