Domingo, 11 de Abril de 2021

Média móvel de mortes por Covid-19 em Guarulhos segue estável abaixo de 7 por dia

Dados são da Fundação Seade, divulgados pelo Governo do Estado de SP

Por Redação GuarulhosWeb

28 de Agosto de 2020 as 10:24

Mais um indicativo de que a pandemia de Covid-19 em Guarulhos segue sob controle, em estabilidade em um patamar baixo, está na média móvel de casos e mortes, segundo dados do Governo do Estado, divulgados diariamente no site da Fundação Seade. Nesta quinta-feira, dia 27, Guarulhos registrou 6,29 mortes por coronavírus por dia, queda de 2,14% em relação a 14 dias atrás, tempo considerado pelos infectologistas para avaliar o avanço da doença.

Na média de casos diários, há um pequeno crescimento de 6,13% em relação a duas semanas antes. No dia 13 de agosto, a média era de 166,14 casos por dia, enquanto neste dia 27 subiu para 177,0. O aumento é justificado pelo aumento no número de testes realizados pela Prefeitura de Guarulhos junto à população. Nos mutirões de teste rápido e nas UBS, por agendamento, foram realizados cerca de 27 mil testes, sendo a maioria nos últimos 30 dias.

O maior índice de óbitos na média móvel foi registrado em Guarulhos em 25 de julho quando atingiu 18,14%, número quase três vezes maior que o de agora. Em casos, o pico da doença foi em 2 de julho, com 242,57 registros a mais por dia.

Nesta semana, Guarulhos registrou também o menor índice de ocupação nos leitos de UTI municipal com 51%. Em junho, a cidade teve quase 100% de ocupação, o que levou a Prefeitura a aumentar o número de leitos no hospital de campanha, que será desativado na semana que vem, e com a contratação de UTIs em instituições privadas. No Alto Tietê, região SP Leste da qual Guarulhos faz parte, o índice de ocupação em UTIs nesta quinta-feira foi de 50,6%, que faz com que a cidade possa diminuir a oferta de leitos e recorrer ao sistema Cross, gerido pelo Estado e que garante internações em toda a rede disponível.