Terça Feira, 22 de Setembro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Fumaça causa problemas respiratórios e provoca desconforto a moradores do Inocoop

O fogo subterrâneo é causado pela combustão da turfa

Por Redação GuarulhosWeb

15 de Setembro de 2020 as 10:51

Há anos os moradores do Inocoop reclamam de uma fumaça que aparece constantemente às margens do rio Baquirivu. Não é possível ver o fogo, o problema é decorrente da emissão de gases provenientes da combustão da turfa – camada de material orgânico parcialmente decomposto no solo que que pode queimar lentamente em épocas secas e quentes. 

“Este é um problema antigo no nosso bairro, nós precisamos de ajuda. Estamos passando mal”, explicou a empreendedora Thessa Almeida Sanches, de 42 anos. Outra moradora contou que os bombeiros já estiveram no local, usaram escavadeiras e jogaram água, o problema foi amenizado por um tempo, mas voltou. 

O GuarulhosWeb abordou o assunto em 2012 e 2017, na época os moradores já temiam as doenças respiratórias. Foram feitas intervenções que não solucionaram o problema. 

Neste sábado, 13/09, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e o Corpo de Bombeiro, atenderam uma ocorrência de incêndio subterrâneo em um terreno particular no Inocoop causado pela turfa. 

A Compdec informou que irá retornar ao local, juntamente à Secretaria de Meio Ambiente, nesta terça-feira, 15/09, para averiguar os cuidados que o proprietário deve tomar, a fim de mitigar ou acabar com os incêndios na turfa.