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Após denúncia, adega é fechada no Continental em ação da GCM e SDU

Ao todo, 260 estabelecimentos foram autuados desde o início da flexibilização

Por Redação GuarulhosWeb

17 de Setembro de 2020 as 13:07

Uma adega foi fechada na noite desta quarta-feira, 16/09, após uma denúncia de aglomeração, no Parque Continental. A fiscalização foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e a Guarda Civil Municipal (GCM). O local não cumpria as determinações contidas no §12 do Art. 3º do Decreto Municipal nº 36.757/2020, que determinam as medidas preventivas para o funcionamento. 

 

Segundo a prefeitura de Guarulhos, desde início da fase amarela até o dia 13 de setembro, 260 estabelecimentos foram autuados, incluindo bares e restaurantes. Destes, diversos locais tiveram suas atividades cessadas no momento da fiscalização. 

 

Nesta quarta-feira, seis estabelecimentos foram fiscalizados, apenas a adega foi fechada por descumbrir as determinações. 


Confira as regras para funcionamento

Todos os estabelecimentos com seu funcionamento liberados deverão, no que couber, adotar as medidas preventivas previstas no §12 do Art. 3º do Decreto Municipal nº 36.757, que são: 

I - intensificar as ações de limpeza; 

II - disponibilizar álcool em gel aos seus clientes e funcionários; 

III - efetuar o controle e a aferição de temperatura corporal em todos os clientes e funcionários, nos estabelecimentos acima de 100 (cem) metros quadrados, antes de ingressarem nas dependências dos estabelecimentos, por meio de termômetro infravermelho digital; 

IV - divulgar informações acerca da COVID-19 e das medidas de prevenção; 

V - evitar a aglomeração de clientes ou frequentadores; 

VI - disponibilizar máscaras de proteção aos funcionários, em atendimento ao público, podendo ser descartáveis ou de tecido;

VII - promover a demarcação no solo, nos espaços destinados às filas de clientes em atendimento, para que permaneçam em espera a uma distância mínima de 1 (um) metro, uns dos outros; 

VIII - os clientes somente poderão ser atendidos se estiverem utilizando máscaras protetivas; 

IX - durante os serviços de entrega de mercadorias, os colaboradores responsáveis (motoboys) deverão utilizar máscaras de proteção, descartáveis ou confeccionadas em tecido; 

X - os estabelecimentos que ocasionarem filas no lado externo serão responsáveis pela organização das mesmas, por meio de funcionário utilizando máscara e apto a promover a orientação dos clientes, garantindo o distanciamento mínimo de 1 (um) metro entre cada pessoa e a disponibilização de álcool em gel às mesmas; 

XI - limitar a 1 (uma) pessoa a cada 2 (dois) metros quadrados, de acordo com a área de atendimento, de maneira à sempre garantir o distanciamento mínimo de 1 (um) metro entre cada pessoa; 

XII - na hipótese de não ser possível a disponibilização de álcool em gel, os estabelecimentos deverão garantir o acesso a pia com água e sabão, para a devida higienização das mãos, dos clientes e colaboradores; e 

XIII - por não se tratar de atividades essenciais e visando garantir a integridade física e a saúde das mesmas, fica proibido o atendimento às pessoas pertencentes ao grupo de risco ou com mais de 60 (sessenta) anos.