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Eleições 2020: meio digital é o principal campo de campanha em Porto Alegre

ELEIÇÕES 2020; PORTO ALEGRE; CAMPANHA

Por Lucas Rivas, especial para o Estadão

26 de Setembro de 2020 as 16:56

Dada a largada para o início da campanha eleitoral neste domingo, 27, o campo digital será o grande balizador para apresentação das plataformas políticas dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre.

A realização de "lives" será explorada à exaustão.

Assim, como já ocorreu nas convenções partidárias, a internet será o palco majoritário para divulgação das candidaturas, em função da pandemia.

Classificada de forma preliminar com a bandeira laranja, que representa risco médio de contágio do coronavírus, Porto Alegre seguirá adotando medidas para evitar a propagação da doença.

Para a corrida eleitoral, não será diferente.

Aglomerações seguem vetadas.

Em caso de ações individuais, protocolos sanitários devem ser respeitados como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Na segunda-feira, 28, o governo gaúcho vai divulgar o mapa definitivo estabelecendo as restrições para vigorar durante a semana.

Para a cientista política e professora emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Céli Pinto, o candidato que estiver mais conectado com as redes sociais poderá sair na dianteira.

"Certamente será uma campanha virtual, mas elas são muito complicadas de fazer, pois a possibilidade de ganhar o menos comprometido com a cidade e o menos ético é grande.

Controlar o discurso do outro é quase impossível.

Uma coisa é conhecer o discurso de comícios, panfletos, debates e outra é dominar as redes", afirma.

Com o engessamento dos comícios na cidade, a propaganda em rádio e televisão, que começará no dia 9 de outubro, também é considerada peça-chave pelos coordenadores de campanha para difusão de propostas e ideias.

E os concorrentes já preparam materiais para veiculação.