Por Ernesto Zanon - Especial para o GuarulhosWeb
18 de Outubro de 2020 as 19:40
Não faltam opções no mercado entre as picapes médias/grandes, quase todas com atrativos bem interessantes que deixam o consumidor em dúvidas na hora da escolha. A Nissan, mesmo com volume de vendas abaixo dos principais concorrentes, enfrenta essa disputa com a Frontier, que se destaca pela força do motor 2.3 diesel, bom câmbio automático e uma disposição de dar inveja para superar situações mais difíceis.
O GuarulhosWeb avaliou durante uma semana a Frontier Attack 4x4, uma versão intermediária, que passa a ideia de esportividade pelo visual e, ao mesmo tempo, demonstra que é ideal para deixar para trás adversidades no fora de estrada. Na cidade, como as concorrentes, apresenta-se como uma grandalhona. Mas tem fácil manejo e o trabalho do motorista facilitado pelo bom comportamento do motor, que conversa bem com o câmbio automático de sete velocidades com modo sequencial para trocas manuais.
O motor diesel 2.3 tem duas turbinas, o que eleva a potência para 190 cavalos. É daquelas que respondem sempre que necessário. Numa rodovia, avança com extrema facilidade a velocidades mais altas, tem ótima retomada. Ou seja, tem um comportamento ideal para encarar viagens mais longas. O consumo de combustível garante autonomia que pode chegar a 800 quilômetros, ideal para quem quer ir longe sem se arriscar em postos de beira de estrada com diesel de qualidade duvidosa.
Para quem precisa enfrentar atoleiros, a Nissan oferece uma série de tecnologias de segurança como o Controle de Descida (HDC) e o Sistema de Partida em Rampa (HSA), que atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar o carro sem sustos em descidas íngremes e saídas da imobilidade em aclives. O sistema Shift On The Fly de tração evoluiu. Com opções de tração integral e reduzida, é acionado com o simples girar de uma manopla no painel com o carro em movimento até 100 km/h, em qualquer tipo de terreno.
Conta ainda com ângulos de saída e entrada de 27,4º e 30,6º, respectivamente, e ótimo vão livre (234 mm), o que permite ao veículo superar todos os tipos de pavimento sem problemas. Para evitar danos na parte de baixo, há uma placa de ferro que protege o veículo por toda a parte inferior, evitando avarias em peças como cárter, radiador, motor, tanque de combustível etc. Outra tecnologia de última geração, que ajuda a aplicar maior força e poder à roda com mais aderência ao pavimento, é o limitador de diferencial (LSD). O sistema aumenta o controle do veículo, a estabilidade e evita que as rodas patinem. Se perceber que uma das rodas está deslizando, o LSD a freia automaticamente e manda a potência extra às rodas com mais tração.
Em tecnologia embarcada, destaque ainda para sensor de estacionamento, que – junto com a câmera de ré ajuda muito na hora de encontrar uma vaga mais apertada -, luzes diurnas (DRL) nos faróis de LED e luz de freio de LED (CHMSL). Já o Vehicle Dinamic Control (VDC) reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração para dar ainda mais tranquilidade e segurança à condução.
A Nissan Frontier vem equipada com sistema multilink com molas helicoidais (única entre os concorrentes diretos) que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Ao optar por essa solução, a Nissan quis oferecer um excelente balanço entre o conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. Tudo para oferecer uma melhor experiência de condução e maior durabilidade e conforto.
O que a Nissan Frontier Attack 4x4 oferece por um preço que gira em torno de R$ 150 mil