Sexta Feira, 23 de Abril de 2021

Sesc Guarulhos realiza exposição agendada das obras de Ivald Granato

My Name is Ivald Granato Eu Sou reúne mais de 500 obras em suportes analógicos e virtuais

Por Foto: Divulgação

04 de Novembro de 2020 as 08:43

O Sesc Guarulhos exibe a partir do dia 10 de novembro, a mostra My Name Is IVALD GRANATO Eu Sou. Com curadoria de Daniel Rangel, a exposição fica em cartaz até 20 de fevereiro de 2021, reunindo mais de 500 obras e documentos, em suportes analógicos e virtuais, que mapeiam 50 anos de trajetória dedicada à arte do multifacetado artista fluminense (1949-2016). E entrada é gratuita, sempre de terça a sexta, das 15h às 21h e aos sábados, das 10h às 14h, mediante agendamento prévio pelo site sescsp.org.br/guarulhos. As visitas à mostra têm duração máxima de 60 minutos e o uso de máscara facial é obrigatório para todos, durante todo o período.

Após uma primeira montagem no Sesc Belenzinho, onde foi vista por mais de 30 mil pessoas, a exposição foi remodelada com novo projeto expográfico. .

O desenvolvimento da mostra contou com a intensa participação da família Granato. A filha, a jornalista Alice Granato, dirigiu as 30 vídeo-entrevistas presentes na exposição e fez a coordenação editorial do catálogo e a pesquisa iconográfica do painel de fotos sobre a vida do artista. Já a companheira de Granato, Lais Machado Granato, e os filhos Diogo e Pedro, participaram ativamente do desenvolvimento da concepção da exposição, sendo que o primeiro auxiliou diretamente o curador Daniel Rangel a remontar o ateliê de seu pai.

Novidades - A montagem no Sesc Guarulhos chega completamente renovada em relação à que esteve em cartaz no Sesc Belenzinho, no fim de 2019. Com área expositiva maior em relação ao espaço anterior, a curadoria pôde reorganizar a disposição dos trabalhos, ressaltando a individualidade de cada obra de Granato, dando assim uma cara nova ao projeto.

“Este espaço mais amplo e com um novo layout, além de valorizar ainda as obras de Granato, possibilitará um distanciamento natural entre as pessoas. Nossa intensão é que todos sintam-se confortáveis e seguros durante a visitação, neste período de novos protocolos por conta da pandemia”, enfatiza o curador Daniel Rangel.

Uma das novidades desta montagem é a presença do cavalete original que acompanhou Granato durante praticamente toda a sua carreira. A peça estará exposta ao público pela primeira vez, no espaço da mostra que reproduz seu ateliê. O cavalete estava sob os cuidados de Fernando Mendonça, artista maranhense, muito amigo de Granato e de sua família, que juntos viabilizaram a inclusão desta peça tão importante em sua trajetória para a mostra no Sesc Guarulhos.

A Exposição - A pintura é o eixo principal do conteúdo expositivo: são mais de 300, entre as dispostas no espaço físico e as distribuídas em galerias digitais, divididas a partir de vibrações cromáticas. Além das telas, desenhos, esculturas, arte postal, cadernos de artista, objetos, documentos e vídeos, em suportes analógicos e virtuais, dimensionam o seu legado.

“Ivald Granato possuía uma atitude roqueira que intervinha em quase tudo ao seu redor. Abordagens conectadas aos movimentos da história da arte, como o surrealismo, a action painting e a arte conceitual, a cultura pop e o estudo da cor. A mostra percorre a diversidade de sua trajetória, com uma narrativa delineada, sobretudo, por seu percurso como pintor”, comenta o curador Daniel Rangel.

ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA PARA VISITANTES

O Sesc São Paulo retoma, de maneira gradual e somente por agendamento prévio online, a visitação gratuita e presencial a exposições em suas unidades na capital, na Grande São Paulo, no interior e no litoral. Para tanto, foram estabelecidos protocolos de atendimento em acordo com as recomendações de segurança do governo estadual e da prefeitura municipal.

Para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público, foram estabelecidos rígidos processos de higienização dos ambientes e adotados suportes com álcool em gel nas entradas e saídas dos espaços. A capacidade de atendimento das exposições foi reduzida para até 5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes e sinalizações com orientações de segurança foram distribuídas pelo local.

A entrada na unidade será permitida apenas após confirmação do agendamento feito no portal do Sesc São Paulo. A utilização de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a visita, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade serão obrigatórias. Não será permitida a entrada de acompanhantes sem agendamento. Seguindo os protocolos das autoridades sanitárias, os fraldários das unidades seguem fechados nesse momento e, portanto, indisponíveis aos visitantes.

SERVIÇO

My Name Is IVALD GRANATO Eu Sou

Curadoria: Daniel Rangel

Design Gráfico: Guilherme Falcão

Produção Executiva: Arte3 | Ana Helena Curti e Fernando Lion

Pesquisa Iconográfica e Coordenação Editorial: Alice Granato

LINKS PARA FOTOS E VÍDEOS

Fotos das obras: bit.ly/FotosObrasMostraGranato

Fotos do catálogo: bit.ly/FotosCatálogoMostraGranato

Vídeos das Entrevistas: bit.ly/VídeosMostraGranato

Abertura

10 de novembro de 2020

Visitação

Até 20 de fevereiro de 2021

Terça a sexta, das 15h às 21h, Sábados das 10h às 14h

Local

Espaço Expositivo - Térreo

Livre para todos os públicos

SESC GUARULHOS

Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP

O acesso à unidade está restrito a público previamente agendado para a Central de Atendimento, empréstimo de livros na Biblioteca, almoço na Comedoria, visita à exposição My Name Is Ivald Granato Eu Sou, pacientes do setor de Odontologia e alunos dos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida. Os demais espaços e serviços continuam temporariamente inativos.

Horário de funcionamento

Central de Atendimento

De terça a sexta, das 14h às 20h. Sábados, das 10h às 14h.

Para acesso a Central de Atendimento é necessário agendamento prévio em agendaatendimento.sescsp.org.br/.

Redes sociais:

facebook.com/sescguarulhos

twitter.com/sescguarulhos

instagram.com/sescguarulhos

youtube.com/sescguarulhosoficial

 Como Chegar:

Ônibus: Quatro linhas passam na rua do Sesc Guarulhos: 233 Cocaia/Cidade Satélite de Cumbica; 356 B Circular Saúde (via Tiradentes); 356 A Circular Saúde (via Taboão); 278 Osasco (Centro) – Guarulhos (Term. Urb. Guarulhos). Outras 15 linhas de ônibus passam na Av. Monteiro Lobato, a 300 metros do Sesc. A 900 metros, fica o Terminal de Ônibus CECAP – de lá, são 12 minutos a pé.

Trem: Na Linha 13 (Jade) da CPTM, a Estação Guarulhos CECAP está a 2 km da unidade – são 24 minutos de caminhada, 18 minutos de ônibus ou 5 minutos de carro.

Portal Sesc:

www.sescsp.org.br/guarulhos