Segunda Feira, 19 de Abril de 2021

AVALIAÇÃO - Com SUV médio Territory, Ford dá passo à frente com força e tecnologia 

O GuarulhosWeb avaliou durante uma semana o Ford Territory SEL, o novo SUV da marca que surpreende pela beleza e desempenho

Por Ernesto Zanon - Especial para o GuarulhosWeb

28 de Novembro de 2020 as 18:53

SUV médio com excelente espaço interno, com muita tecnologia embarcada, visual pra lá de atraente e um motor que fala alto. É assim o Ford Territory, que desembarcou no Brasil neste semestre como modelo 2021, made in China, para ajudar a acabar – de uma vez por todas – com os preconceitos que ainda existem com veículos produzidos naquele país. O carro, avaliado durante uma semana pelo GuarulhosWeb, em sua versão SEL, não fica devendo em nada a outros fabricados por aqui ou em países considerados mais “nobres”.  

Só de olhar, dá para perceber que a Ford apostou alto no belo design. O Territory tem linhas marcantes, é imponente em sua dianteira com a característica grade trapezoidal e tem uma traseira bem acabada, que até lembra alguns modelos de segmentos bem superiores. O capô alto, o entre-eixos longo e a traseira curta desenham um perfil dinâmico e esportivo. Completa-se com os faróis, luzes diurnas e lanternas traseiras de LED. O Territory SEL vem com rodas de liga leve de 17” e pneus 235/55 R17. Difícil não se encantar com sua beleza.  

Fora que o SUV conta com o excelente motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina, de 150 cv, e transmissão automática CVT com trocas manuais de oito marchas simuladas, que se ajustam perfeitamente ao modo de conduzir. O motor tem intercooler, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável acionado por corrente. Está devidamente calibrado especialmente para o combustível e estilo de dirigir dos brasileiros. Ele tem potência de 150 cv e torque máximo de 22,9 kgfm, disponível na faixa de 1.500 a 4.000 rpm, com uma curva plana que garante boa disposição na cidade e na estrada. 

A transmissão automática CVT, com relação continuamente variável, também foi otimizada para o estilo de condução dos brasileiros, com respostas mais rápidas que favorecem a performance. Ela tem escalonamento suave e conta com a opção de trocas manuais com oito marchas simuladas. Resumindo: o prazer de dirigir é garantido. As retomadas são precisas. Quando precisa arrancadas rápidas, só pisar e perceber o velocímetro subindo rapidamente.  

O espaço interno é dos melhores. Há conforto suficiente para motorista e mais quatro passageiros. Quem vai no banco de trás, se dá bem, com acomodação para três adultos que não se apertam de jeito nenhum. Até pessoas de estaturas mais altas têm espaço garantido para as pernas e ombros. Isto é possível graças à grande distância entre-eixos, de 2.716 mm, a largura de 1.936 mm (sem espelhos) e comprimento de 4.580 mm. 

O interior, com console central elevado e teto solar panorâmico elétrico de série, impressiona também pelo nível de acabamento e conforto. A versão SEL tem tom escuro, na cor Black Charcoal, e bancos com revestimento premium. O banco traseiro, além de um descansa-braço rebatível com porta-copo, conta com saídas do ar-condicionado automático digital e entrada USB. 

Conectado 

Territory conta com central multimídia SYNC Touch, de 10,1”, modos de exibição personalizados. Oferece conexão sem fio com Apple CarPlay. O carregador sem fio para celular no console, com a tecnologia “Qi” que permite dois modos automáticos de carregamento. Tem um modem embarcado para acesso e comando remoto do veículo, usando o aplicativo FordPass no celular e o novo sistema FordPass Connect. 

Ele permite travar e destravar portas, dar partida acionando o ar-condicionado, checar a pressão dos pneus e o nível de combustível e localizar o veículo remotamente, além de receber alertas de funcionamento do veículo, de acionamento do alarme e dar acesso ao manual do proprietário digital. Todos esses serviços do FordPass Connect serão disponibilizados gratuitamente para os proprietários durante o primeiro ano de uso. 

O Ford Territory vem equipado de série com um conjunto robusto e completo de itens de segurança. Tem seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, aviso de uso do cinto de segurança para o motorista e passageiro, ganchos Isofix e espelho retrovisor interno eletrocrômico. 

O piloto automático adaptativo com Stop & Go permite selecionar a velocidade e quatro níveis de distância do veículo à frente. A função freia o veículo totalmente quando o trânsito para e volta a acelerar automaticamente em paradas de até três segundos, aumentando o conforto em viagens. 

O alerta de colisão frontal com frenagem automática, o alerta de saída de faixa, o alerta de ponto cego, o estacionamento automático e os faróis com acendimento automático são outros assistentes que auxiliam o motorista a dirigir com mais conforto e segurança. Ele tem ainda um painel de instrumentos inteligente, totalmente digital, com tela colorida de 10” que pode ser personalizada em três temas. 

O Ford Territory SEL é equipado também com chave para acesso inteligente e botão de partida Ford Power, câmera e sensor de ré, piloto automático, computador de bordo e chega com preço de R$165.900. Há ainda a versão  Titanium, com itens adicionais de aparência e tecnologia, que sai por R$187.900.