Quinta Feira, 22 de Abril de 2021

Guti pede aumento no horário de comércio para evitar aglomerações

Em reunião com governador, Guti também conseguiu mais leitos de UTI para Guarulhos

Por Redação GuarulhosWeb

01 de Dezembro de 2020

Em transmissão ao vivo realizada na noite desta terça-feira, 1º/12, o prefeito Guti afirmou que, durante reunião virtual realizada nesta tarde com o governador João Doria, secretários do Estado e outros 61 prefeitos, ficou acordado que Guarulhos receberá mais 10 leitos de UTI para os hospitais públicos. 

As unidades chegam já nesta sexta-feira, 4/12 e serão destinadas aos hospitais estaduais. O prefeito pediu 20 leitos, anteriormente retirados da cidade pelo próprio governo estadual, contudo a segunda dezena ficará de reserva caso Guarulhos necessite. Recursos e insumos também foram solicitados a Dória.

Além de tentar contar com apoio da administração estadual, o município tem seu próprio plano de ação em uma possível urgência. Uma nova expansão emergencial do HMU e a retomada da parceria com hospitais particulares - como já aconteceu - não estão descartados pelo prefeito.

Guti ainda pediu a Doria que os horários sejam ampliados, ao contrário do anunciado na última segunda-feira, 30, quando o período de funcionamento do comércio foi diminuído em determinação do governador. Segundo o prefeito, com menos tempo de abertura, os estabelecimentos comerciais tendem a causar maior aglomeração de pessoas, sobretudo em mês de compras de Natal.

Com 66,2% de ocupação dos leitos de UTI, a situação em Guarulhos ainda está sob controle. "Estamos em alerta sim, ponto de atenção, mas não precisamos entrar em pânico. É cumprir todos os protocolos e o que as organizações de saúde pedem", afirmou Guti. Atualmente, uma determinação judicial obriga Guarulhos a seguir integralmente as determinações do Plano São Paulo.