Quinta Feira, 22 de Abril de 2021

Aulas da rede municipal voltam em fevereiro; redes estadual e particular poderão retornar em janeiro

Anúncio foi feito pelo prefeito Guti e pelo secretário da Educação, Paulo César Matheus, na noite desta terça

Por Redação GuarulhosWeb

15 de Dezembro de 2020

Durante transmissão ao vivo na noite desta terça-feira, 15/12, o prefeito Guti e o secretário de Educação, Paulo Matheus, anunciaram o cronograma de retorno das aulas da Rede Municipal de Ensino. De acordo com a gestão, em 3 de fevereiro de 2021, os alunos retomarão os estudos em Guarulhos.

No primeiro momento, o ensino continuará híbrido. Ou seja, com conteúdo virtual para os alunos. Neste ano, a Prefeitura lançou o Saberes em Casa, programa que disponibilizou aulas online aos estudantes.

"Para chegarmos a esse ponto, realizamos várias reuniões, inclusive com Ministério Público e com todos os segmentos que cuidam da educação da cidade. Acompanhamos todo o movimento no Brasil e realizamos o Seminário Internacional de Educação Infantil, onde a gente conseguiu absorver experiências de outros países para chegar num protocolo que preservasse principalmente a saúde de alunos e colaboradores", afirmou Paulo Matheus.

Até que haja um progresso da vacina contra o coronavírus e a diminuição dos índices de óbitos e casos da doença, a tendência é que os alunos continuem em ensino remoto. Quando ocorrer a retomada presencial, os protocolos sanitários também deverão ser obedecidos por estudantes e profissionais da educação.


Retorno das redes estadual e privada

Antes do dia 3, já em 11 de janeiro, com 30% de ocupação e obedecendo todas as recomendações dos órgãos oficiais, unidades escolares da Rede Pública municipal de conveniadas, além das redes estadual e privada poderão exercer atividades de forma voluntária e facultativa aos matriculados. Para tanto, haverá uma fiscalização nas unidades para saber se elas possuem condições de segurança para a retomada. Esse retorno, porém, depende das agendas do governo estadual e das instituições privadas.