Sexta Feira, 23 de Abril de 2021

Melhor alinhamento dos planetas dos últimos 400 anos poderá ser visto a olho nu nesta noite

Fenômeno poderá ser observado de quase todos os lugares do mundo

Por Redação GuarulhosWeb

21 de Dezembro de 2020

No cair da noite desta segunda-feira, 21/12, o público poderá ver um evento astronômico que não se repetirá pelos próximos 20 anos. O alinhamento de Júpiter e Saturno é um fenômeno que causará a sensação de um planeta "duplo". A vista será possível uma hora após o pôr do sol.

Os planetas se encontram a cada duas décadas, entretanto o alinhamento desta noite é peculiar, tendo em vista que a aproximação é a maior dos últimos 400 anos e, há 800 anos o fenômeno não acontece em uma noite, o que permite a visibilidade em quase todo o mundo.

Na região do Equador a vista do fenômeno será ainda melhor. Ali o evento ficará disponível mais tempo. Contudo, para enxergá-lo a olho nu - sem binóculos ou telescópio - é necessário que não chova na região e que o céu esteja limpo.

Os interessados deverão olhar para o oeste, porém é essencial que o observador o faça de um lugar claro, como um parque, ou em um piso elevado sem um prédio que obstrua a visibilidade. Quem tiver um telescópio ou um par de binóculos também poderá ver as quatro maiores luas de Júpiter orbitando o planeta.

Caso não seja possível visualizar o fenômeno, daqui a 20 anos, no dia 31 de outubro de 2040, ele será repetido. Mas, os especialistas afirmam que o próximo evento não será tão "espetacular" como o desta noite.