Domingo, 11 de Abril de 2021

Mais três cursos gratuitos do Festival ‘Filme Possível’ têm inscrições abertas

“Jornada do Roteirista” e “Linguagem Visual” já não têm mais vagas; confira os prazos de inscrições para as demais atrações do festival

Por Redação GuarulhosWeb

12 de Janeiro de 2021 as 14:29

Seguem abertas as inscrições para três dos cinco cursos gratuitos do Festival de Cinema “Filme Possível”, que será realizado em formato 100% online e gratuito, de janeiro a abril. O festival tem o objetivo de formar novos profissionais do audiovisual e aproximar criadores, cineastas e artistas de Guarulhos para que surjam novas oportunidades no setor na região.

Os cursos que ainda têm vagas são: Oficina de Stop Motion, Documentário e Introdução à produção audiovisual. Os prazos para as inscrições gratuitas são 26/01, 21/02 e 19/01, respectivamente. Basta preencher o cadastro no site www.filmepossivel.com.br.

Dois outros cursos encerraram as inscrições no último domingo, dia 10. “Tanto o curso ‘Linguagem Visual’ quanto o ‘Jornada do Roteirista’ tiveram procura além das vagas oferecidas, o que demonstra como existe uma demanda reprimida no setor audiovisual na cidade. E é exatamente essa demanda que o festival pretende atender, não apenas nesta primeira edição, mas em mais ocasiões daqui para a frente”, apontou o cineasta Guilherme Severo, idealizador do “Filme Possível”.

As atividades começam na segunda quinzena deste mês de janeiro. Todas as aulas serão ministradas por profissionais renomados da área do audiovisual. “Não teremos apenas os cursos, mas várias outras atividades que servirão para complementar a formação de artistas e cineastas que já produzem em Guarulhos”, afirma Guilherme. O festival ainda servirá para formar novos cineastas na região.


O que traz cada curso?

O curso “Introdução à produção audiovisual” é voltado a iniciantes e a profissionais da área, que vão entender sobre as etapas de um projeto audiovisual, saindo do roteiro, passando pelo orçamento e chegando na comercialização e exibição. A carga horária é de 12 horas (serão seis aulas de 2 horas, uma vez por semana, às terças-feiras).

Já o curso de “Documentário” tem o objetivo de analisar o gênero cinematográfico e suas potencialidades como narrativa. Serão abordados os principais conceitos do documentário a partir de análises fílmicas e processos de criação de grandes realizadores e pensadores do gênero. O curso terá quatro aulas de 2 horas mais assessoria individual dos exercícios e projetos.

E a “Oficina de Stop Motion” vai explorar a linguagem da animação. A ideia é mostrar que a técnica pode ser algo acessível e feita com recursos limitados e apresentar bons resultados. Ao final cada participante irá apresentar um trabalho de até um minuto. A oficina terá seis aulas de 1 hora e meia, uma vez por semana, às quintas-feiras.


Além dos 5 cursos, o evento terá outras atrações: 

- Exibição de 7 longas metragem, com o posterior debate entre os participantes, os diretores e realizadores das obras.

- Mostra competitiva de curtas guarulhenses. Exibição de 10 filmes produzidos na cidade por realizadores guarulhenses - inscrições até 5 de fevereiro de 2021.

- 5 mesas de debates: Cinema do possível – furando bolhas com Juliana Vicente; Realizadoras no audiovisual; Estereótipos femininos no audiovisual; Cinema de guerrilha e produções de baixo orçamento; e Caminhos e inspirações para fortalecer o setor audiovisual em Guarulhos.

- Mentoria de Projetos: Mentoria individual para 10 projetos de longa, curta ou série com o roteirista Cadu Machado e o produtor Guilherme Severo, terminando em uma rodada de negócios.

- Panorama sobre a obra do cineasta homenageado na primeira edição do festival: Fábio Rodrigo, seguido de debate com o diretor. 

- Evento de encerramento do festival, um encontro com grandes nomes do mercado audiovisual e o momento de um “pitching” dos 10 projetos desenvolvidos no curso “Mentoria de Projetos”.


Serviço

Festival de Cinema “Filme Possível”

De janeiro a abril de 2021 – Gratuito e online

Cursos, debates e filmes

Inscrições e informações: http://www.filmepossivel.com.br