Quinta Feira, 22 de Abril de 2021

Guarulhos recebe a primeira escola Waldorf da cidade

Segundo a Federação das Escolas Waldorf, nos últimos dez anos o número de unidades que segue o método cresceu 200%

Por Redação GuarulhosWeb

25 de Janeiro de 2021 as 12:19

Na última segunda-feira, dia 25 de janeiro, Guarulhos, em SP, inaugurou a Escola associativa, de Educação Infantil e Fundamental – Kuan Yin, a primeira escola Waldorf da cidade.

O projeto nasceu pela iniciativa de pais e professores. “Nos pais, nos sentimos orgulhosos e comprometidos com esse corajoso empreendimento, fruto da união de todos”, afirmou Luana Barreto, mãe de dois filhos na escola”.

A Pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. As escolas e professores possuem autonomia para determinar o currículo, metodologia e governança.

Segundo a Federação das Escolas Waldorf, nos últimos dez anos o número de unidades que segue o método cresceu 200%. O Brasil tem 88 escolas filiadas, reunindo mais de 16 mil alunos e cerca de 1,7 mil professores. Há ainda outros 170 colégios em processo de filiação.