Quinta Feira, 15 de Abril de 2021

Guarulhos avança à fase amarela do Plano de flexibilização

Classificação acontece dois dias depois do governador anunciar que, aos finais de semana, a cidade não precisaria mais retornar à fase vermelha

Por Foto: Fábio Nunes Teixeira

05 de Fevereiro de 2021 as 12:51

Após quase um mês dentro da fase laranja, Guarulhos retornou à fase amarela - mais flexível - do Plano São Paulo. O anúncio foi do governador João Doria, em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 5/2, no Palácio dos Bandeirantes. 

A nova classificação acontece dois dias depois do governador anunciar que, aos finais de semana, a cidade não precisaria mais retornar à fase vermelha do projeto, que só permite a reabertura do comércio essencial. Ainda há, entretanto, recomendação para que as regiões de etapa amarela obedeçam medidas de etapa vermelha após as 22h.

Além de Guarulhos, toda a Grande São Paulo foi 'promovida'. Ao todo, nove regiões avançaram e apenas uma regrediu. Com isso, já neste final de semana, shoppings, bares e restaurantes podem reabrir, observando os critérios e condições dos órgãos oficiais de saúde.

Segundo Doria, a atualização acontece após a região, pela terceira semana consecutiva, registrar queda no número de casos de coronavírus e crescimento no número de leitos de UTI disponíveis para novos pacientes vítimas da doença. A crescente quantidade de pessoas vacinadas contra o vírus também leva segurança ao governo para tomar a decisão.

A medida, que passa a valer na próxima segunda-feira, 8, 'vence' em uma semana. Na próxima sexta-feira, 12, uma nova reclassificação será anunciada. Apesar do progresso, o município deve demorar para retornar à fase verde, a maior já alcançada.

Na prática, poucas mudanças serão efetuadas com a mudança para a fase amarela, tendo em vista que o comércio já estava liberado na etapa laranja. Contudo, a ação claramente deixa o empreendedor mais confortável e com menor temor de fechar as portas novamente.