Segunda Feira, 01 de Março de 2021

Aumento em casos de Covid faz São Bernardo decretar toque de recolher; Guarulhos tem situação sob controle

Maior município do ABC paulista adotou a medida para tentar conter o avanço de casos pessoas infectadas pelo coronavírus na região

Por Redação GuarulhosWeb

23 de Fevereiro de 2021 as 09:26

Quase um ano após o início da pandemia de Covid-19, uma das principais cidades da Região Metropolitana de São Paulo, São Bernardo do Campo, volta a conviver com um rápido avanço nos números de internações por causa da doença. Desta forma, a Prefeitura do maior município do ABC paulista a anunciar que haverá toque de recolher na cidade entre 22h e 5h a partir de sábado (27). Em Guarulhos, onde a situação ainda está sob controle, a medida não é prevista por enquanto.  

São Bernardo também suspendeu o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino, tanto escolas municipais como estaduais. Com isso, as aulas da rede particular também ficam suspensas. A volta às aulas aconteceria no dia 1º de março e a nova previsão de retorno é para o dia 15 de março. Em Guarulhos, o calendário prevê que as aulas presenciais na rede municipal retornam na semana que vem.  

De acordo com a Secretaria da Saúde de São Bernardo, a cidade apresentou aumento da incidência de novos casos, comparando a semana do dia 22 de janeiro a 4 de fevereiro (14 dias), com incidência de 379 casos por 100 mil habitantes. Entre os dias 5 de fevereiro e 18 de fevereiro a incidência foi de 391casos por 100 mil habitantes. A cidade registrou 491 mortes em decorrência da Covid-19 em 96 dias, entre 17 de novembro e 21 de fevereiro. 

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, declarou também que as ocupações no hospital da cidade voltados ao atendimento de Covid-19 vêm aumentando expressivamente nos últimos dias. Ele disse inclusive que o município não tem mais condições de receber pacientes de cidades vizinhas, como Mauá e Diadema, que passam também por situação complicada.  

Já em Guarulhos, os índices divulgados pela Prefeitura nesta segunda-feira demonstram que a situação ainda segue sob controle. O município tem hoje 46.001 casos confirmados. São 2029 mortes confirmadas e sete em investigação. A taxa de ocupação de leitos de UTI em hospitais públicos de Guarulhos é de 74,5%, em enfermarias é de 66%.